A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, participou na última quinta-feira (29/8) do evento de comemoração do 103° aniversário da Aviação Naval, em São Pedro da Aldeia (RJ). Na ocasião, a fabricante expôs o novo helicóptero biturbina H135 que será entregue à Marinha do Brasil até o fim deste ano.
A aeronave faz parte de um contrato oficializado em fevereiro que inclui três H135 e serviços de suporte. Os novos modelos serão utilizados pela Marinha para substituir os AS355 Esquilo (UH-13 da designação da Marinha), em operação desde 1986. O valor na negociação não foi divulgado.
Os helicópteros vem da Europa e passam por adaptações na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), onde recebem os acessórios de missões requisitados pela Marinha. Alguns dos itens instalados nas aeronaves são flutuadores, ganchos, radares meteorológicos e kits aeromédicos.
Os H135 serão operados pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e ficará baseado em São Pedro da Aldeia. O novo helicóptero também será designado para a Operação Antártica, prevista para 2020.
H135
Evolução do EC135 lançado pela Eurocopter em 1995, o modelo hoje conhecido como H135 é um dos helicópteros mais pedidos do mercado e pode atuar em uma série de missões, de transporte executivo a resgates aeromédicos. Desde a introdução da primeira geração aeronave, em 1996, a fabricante entregou mais de 1.300 unidades.
No ramo militar, o H135 (EC135 mais antigos) voa em forças militares e policiais de 30 países. Um desses clientes é a Força Aérea Brasileira, que possui dois EC135 (VH-35) operados pelo Grupo de Transporte Especial.
Pela chamada, deu a entender que os helicópteros eram produzidos pela Helibrás e não adaptados!