A Boeing realizou o voo inaugural da versão com sistemas atualizados do helicóptero de ataque e reconhecimento AH-64E Apache.
A versão conta com novos softwares e interface do piloto, por conta de uma requisitção do Departamento de Defesa dos EUA emitada em dezembro de 2021.
Segundo a Boeing, o AH-64E Apache passou por aprimoramentos em itens como planejamento otimizado de rotas e ataques, recursos aprimorados do Link 16 e integração de uma interface de sistemas abertos.
“Vimos nosso trabalho árduo ganhar vida com este primeiro voo”, disse Christina Upah, vice-presidente de Programas de Helicópteros de Ataque e executiva sênior da Boeing Mesa. “Essas melhorias levarão o modelo Apache E para o próximo nível em termos de capacidades, garantindo que os Apaches continuem a dominar os campos de batalha futuros.”
“Estamos muito entusiasmados com o desenvolvimento contínuo do software V6.5, pois ele abre caminho para a modernização do Apache”, disse o coronel John Maher, gerente de projeto Apache do Exército dos EUA. “A versão V6.5 alinha toda a frota do modelo E sob o mesmo software, simplificando o treinamento e a manutenção, ao mesmo tempo que fornece um caminho para a paridade sensor/capacidade e permite que o Exército aborde mandatos e tecnologias críticas. Garantir a relevância para o futuro é uma prioridade máxima.”
A nova configuração do Apache também incluirá o novo motor General Electric Aerospace T901, substituto do T700.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O novo motor será mais potente, de maior alcance e eficiência em consumo de combustível. A Boeing também afirma que haverá melhorias em relação ao monitoramento do funcionamento do motor.
O Exército dos EUA possui um pedido de 123 helicópteros AH-64E.