A Sikorsky atingiu um marco impressionante de 5.000 helicópteros “Hawk” entregues na semana passada. A versátil aeronave de asas rotativas está em serviço desde 1979, quando foi entregue ao Exército dos EUA como substituto do famoso UH-1 Iroquois, da Bell.
Não por acaso, o helicóptero de número 5.000 é um UH-60M Black Hawk, entregue também ao Exército dos EUA, em cerimônia realizada em 20 de janeiro.
“A Sikorsky, como empresa, foi forjada pelo Black Hawk”, disse o presidente da Sikorsky, Paul Lemmo. “O Black Hawk e suas variantes oferecem confiabilidade e desempenho garantidos. As aeronaves Hawk continuam a demonstrar sua versatilidade e prontidão com os mais recentes avanços tecnológicos e investimentos contínuos dos EUA e do mundo no modelo”.
Embora tenha sido desenvolvindo para suprir o Exército com uma aeronave versátil e mais capaz que o UH-1, o Black Hawk acabou se tornando um sucesso de exportação, servindo em outras 35 nações, incluindo até mesmo a China.
Versões para missões variadas como transporte VIP, operações especiais, busca e salvamento e guerra anti-submarina surgiram com o passar dos anos, comprovando sua capacidade de se adaptar a novas tarefas – inclua-se aí também clientes civis da versão S-70.
O Black Hawk é produzido em Stratford, nos EUA, mas também na Polônia, pela PZL Mielec, que pertence à Lockheed Martin.
Versão não-tripulada e aprimoramentos
Embora o Exército dos EUA tenha escolhido o Bell V-280 Valor para ser seu novo helicóptero no programa Future Vertical Lift, derrotando o Defiant X, da Sikorsky, é consenso que o H-60 Black Hawk seguirá ativo por muitos anos ainda.
Um programa de modernização tem sido aplicado ao helicóptero e inclui uma arquitetura de aberta de sistemas, aprimoramento dos motores T700 e sistemas digitais avançados de gestão que reduzem o tempo de inatividade, entre outros.
Até mesmo uma variante autonôma do Black Hawk está sendo desenvolvida no programa OPV (optionally-piloted vehicle, ou veículo pilotado opcionalmetne), em parceria com a agência DARP (Defense Advanced Research Projects Agency).
A serviço da Força Aérea, Marinha e do Exército Brasileiro
No Brasil, o Black Hawk está presente nas três forças. A FAB opera 16 UH-60L Black Hawk que são mantidos pela própria Sikorsky, enquanto o Exército possui quatro aeronaves e a Marinha, outras seis, batizadas de SH-16 Seahawk.
“Estamos comprometidos com todos os operadores de H-60 e S-70 e esperamos manter parcerias duradouras no programa Hawk nos próximos anos”, acrescentou Nathalie Previte, vice-presidente de Sistemas do Exército e da Força Aérea da Sikorsky. “Continua sendo nossa prioridade atender aos requisitos de nossos clientes e atender às necessidades das unidades operacionais atuais e futuras. Com versatilidade inigualável e interoperabilidade global, as aeronaves Hawk continuam avançando na segurança do século XXI”.