Um helicóptero pesado H225 Super Puma do governo da Ucrânia caiu nesta manhã num subúrbio na região leste da capital Kiev. Todos os nove ocupantes da aeronave da Airbus faleceram no acidente, incluindo o Ministro do Interior, Denys Monastyrsk, e seus assessores mais próximos.
O Super Puma deixou um enorme rastro de destruição entre prédios e acabou atingindo um jardim de infância, vitimando outras nove pessoas no solo, entre elas três crianças.
As causas do acidente ainda não são conhecidas. Segundo relatos, havia muita névoa e as edificações não estavam iluminadas por conta da falta de eletricidade causada pelos ataques russos à infraestrutura de energia.
O governo da Ucrânia recebeu o primeiro helicóptero H225 de uma encomenda de 21 aeronaves em 2018. Eles eram usados em missões de busca e salvamento e pela Guarda Nacional do país.
A França e a Ucrânia assinaram um acordo no início de 2018 para o fornecimento de 55 helicópteros, incluindo 10 novos H145 e 24 H125 e 21 H225, oriundos de segunda mão e que eram usados pelo governo francês.