A Russian Helicopters anunciou na semana passada que o helicóptero multifunção Ka-62 foi certificado pela Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya) da Rússia após três anos de testes.
A aeronave de porte médio é derivada do helicóptero militar Ka-60, projetado pela Kamov e que voou pela primeira vez em 1998.
No começo da década passada, a fabricante decidiu lançar a versão civil Ka-62 substituindo os motores russos Saturn pelo francês Ardiden, fornecidos pela Turbomeca.
O voo inaugural do Ka-62 ocorreu em 2017 e desde então três protótipos acumularam 434 voos com duração total de 700 horas.
“A obtenção de um certificado de tipo para o Ka-62 é um marco importante para a indústria russa de helicópteros. A partir do próximo ano, planejamos iniciar a produção em série em grande escala e as entregas do veículo para operadores russos. Em 2022-2024, trabalharemos na expansão das capacidades operacionais do helicóptero por meio da certificação de equipamentos adicionais – suspensão externa, guincho de bordo, módulo médico, sistema anti-gelo”, afirmou a Rostec, empresa que controla a Russian Helicopters.
O Ka-62 é um helicóptero de médio porte cujo 60% do peso é composto por materiais compostos. A configuração de rotor principal associado a um rotor de cauda carenado é bastante incomum para a Kamov, conhecida pelos helicópteros com rotores co-axiais.
O novo helicóptero russo possui autonomia de 700 km e velocidade máxima é de 310 km/h. O Ka-62 pode transportar até 15 passageiros ou 2 toneladas de carga.
A Russian Helicopters não revelou quantos Ka-62 foram encomendados até o momento.
ficou bonito