Os helicópteros operam a partir de dois navios da Marinha Brasileira (Marinha do Brasil)
Dois helicópteros Eurocopter Esquilo da Marinha do Brasil estão neste momento voando sobre a Antártica. As aeronaves acompanham o navio oceanográfico brasileiro “Ary Rongel” e a embarcação polar “Almirante Maximiano” na 34º “Operantar”, como parte do Programa Antártico Brasileiro, o “Proantar”, que executa atividades logísticas e científicas no Polo Sul focada em questões ambientais.
Os helicópteros acompanham as embarcações da Marinha para realizar atividades de patrulha, recohecimento, busca, salvamento e transporte de tripulação e suprimentos. Nessa missão, os aparelhos vão realizar uma série de voos de apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da estão Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que foi parcialmente destruída após um incêndio em 2012.
Os navios da Marinha zarparam do Rio de Janeiro em direção a gélida região em cinco de outubro e permanecerão por lá até meados de março de 2016. Politicamente, a presença dos navios brasileiros e as aeronaves de asas rotativas preservam o Tratato da Antártica, assinado pelo Brasil em 1975.
Essa missão garante ao país o reconhecimento da comunidade antártica internacional e a participação ativa nas decisões tomadas em relação ao continente.
Parte dos modelos Esquilo da Marinha foram produzidos sob licença pela Helibras. Ao todo, a frota conta com 25 aparelhos. O Exército e a Força Aérea Brasileira também operam esse helicóptero.
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