Entre exibições de caças e esquadrões de demonstração, a aeronave que realizou as manobras mais impressionantes no Farnborough International Airshow foi um cargueiro Hercules. A fabricante Lockheed Martin, dos Estados Unidos, levou para o evento britânico o LM-100J, a nova geração da versão civil do icônico C-130 e mostrou tudo que o modelo pode fazer.
A apresentação aérea do quadrimotor impressiona da decolagem ao pouso, com procedimentos sempre realizados de forma radical. A exibição (confira o vídeo abaixo) incluiu um looping quase completo, uma série de passagens com curvas acentuadas e uma “estolada” (quando o avião perde a sustentação).
Uma exibição desse tipo demonstra que o avião é extremamente resistente a manobras que geram grandes forças g. Isso, porém, não quer dizer que o Hercules pode voar invertido durante uma missão de transporte – ou qualquer outro tipo de tarefa.
Para realizar uma apresentação de alta performance como a executada pelo Hercules civil, a aeronave é completamente esvaziada e, para ficar ainda mais leve, transporta uma quantidade limitada de combustível, suficiente apenas para um voo curto. A apresentação do LM-100J, por exemplo, durou menos de 8 minutos. Outra parte importante são os pilotos que comandam o avião, que precisam ter habilidades acima da média.
#ICYMI: Ahead of the LM-100J’s anticipated flight demo today at @FIAFarnborough, take a look at this aircraft’s Herctastic display from earlier this week! #FIA18 pic.twitter.com/4xOkl5RyRC
— Lockheed Martin (@LockheedMartin) 19 de julho de 2018
Hercules civil
O LM-100J é um dos produtos mais recentes da Lockheed Martin e marca o retorno do lendário cargueiro ao mercado civil – a Lockheed Martin ofereceu o L-100 entre 1964 e 1992. O novo avião multi-missão é baseado no C-130J Super Hercules, a versão mais avançada do turbo-hélice militar.
A nova versão civil do Hercules pode cumprir basicamente todas as tarefas realizadas pelo modelo militar. A lista inclui missões de transporte de carga e pessoal, lançamento de cargas, voos de busca e salvamento e operações de combate a incêndio.
A fabricante americana também aproveitou o evento em Farnborough para anunciar o lançamento do LM-100J “FireHerc”, nova versão “bombeiro” do Hercules civil. Segundo a Lockheed Martin, a aeronave e seu sistema de combate a incêndios já foram certificados pelo serviço de defesa florestal dos EUA.
Veja mais: Airbus A380 estreia em Farnborough com as cores da Hi Fly
Poderia explicar como é feita a filmagem deste vôo looping do Hércules?
Grato.