Novo fabricante alemão, a Deutsche Aircraft informou nesta semana que realizou o primeiro “corte de metal” de peças para equipar o protótipo do turboélice D328eco. O voo inaugural da aeronave, uma versão reformulada do D328, é programado para meados de 2025.
A Deutsche Aircraft é afiliada à 328 Support Services, companhia especializada no suporte e manutenção do D328 e que detém os direitos de produção da aeronave projetada originalmente pela Dornier – empresa alemã centenária que encerrou as atividades em 2002.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A fabricante está presente no Paris Air Show exibindo pela primeira vez mocapes em escala real do cockpit e da cabine de passageiros do turboélice. A campanha de testes do D328eco será realizada com dois protótipos e uma aeronave de produção, diz a empresa.
O D328eco terá a fuselagem alongada para aumentar a capacidade de passageiros e, como indica o nome do avião, será uma máquina de baixo impacto ambiental, embora ainda não se trate de uma aeronave com motorização híbrida ou elétrica.
Segundo a Deutsche Aircraft, o novo turboélice é projetado com 23,3 metros de comprimento, ou cerca de 2 m a mais do que o D328 original. Com esse porte, o avião poderá embarcar até 47 passageiros, 10 a mais que o modelo da primeira geração.
Na parte mecânica, os alemães propõem utilizar os motores Pratt & Whitney PW127S movidos por combustível de aviação sustentável – o D328 original usa os motores Pratt & Whitney PW119B.
No mês passado, a Deutsche Aircraft divulgou o primeiro acordo de vendas do D328eco. A aeronave foi selecionada pela companhia alemã Private Wings, que assinou uma carta de intenções para adquirir cinco aeronaves D328eco.