A companhia aérea portuguesa Hi Fly anunciou nesta terça-feira (3) que encerrará os voos com seu único Airbus A380 até o final deste ano. Em comunicado, a transportadora informou que não vai renovar o contrato de aluguel da aeronave, que pertence à empresa de leasing Doric.
“A decisão de não estender o período de arrendamento inicial acordado veio como consequência da pandemia covid-19, que reduziu drasticamente a demanda por aeronaves muito grandes”, esclareceu a empresa, que atua no ramo de wet-lease (aluguel de aeronaves com tripulação completa).
A Hi Fly incorporou a aeronave de dois andares em 2018, tornando-se o primeiro operador de um A380 de segunda mão. Antes de voar com a empresa de Portugal, o jato (número de série MSN6) configurado com 471 assentos foi originalmente entregue à Singapore Airlines em 2008.
Antes da pandemia da COVID-19, a Hi Fly vinha se posicionando como uma plataforma de gerenciamento para A380 usados e planejava adquirir mais exemplares do maior avião de passageiros do mundo. Nos últimos meses, a empresa operou o jato com adaptações para transportar cargas.
No entanto, devido a crise no setor aéreo, a empresa agora vai dar preferência a widebodies mais eficientes. “O Airbus A380 será substituído na frota Hi Fly por modelos Airbus A330 adicionais, uma aeronave menor e mais adequada para as atuais condições de mercado”, informou a empresa.
Avião no “grupo de risco”
O gigante Airbus A380 é o principal avião comercial no “grupo de risco” na crise do setor aéreo causada pela pandemia do novo coronavírus.
Com a queda brusca na demanda por transporte aéreo nos últimos meses e medidas de restrições de voos, as companhias aéreas ficaram sem passageiros para ocupar os mais de 400 ou 500 assentos disponíveis na aeronave de dois andares fabricada pela Airbus.
Durante o pico da pandemia, foram os raros os A380 que se arriscaram a voar e alguns deles nunca mais devem decolar. Em meio a crise, a Air France anunciou a aposentadoria imediata de todos os seus aparelhos e a Lufthansa estuda seguir o mesmo caminho. Outras companhias armazenaram seus aparelhos e devem mantê-los parados por um ano ou mais.
A única companhia aérea que ainda tem pedidos pelo A380 é a Emirates, com mais nove exemplares encomendados. A produção da aeronave está programada para terminar em 2021.
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