Contratada pela Global Airlines para operar seu único Airbus A380, a Hi Fly concluiu o voo de balsa da aeronave de matrícula 9H-GLOBL entre Dresden, na Alemanha, e Beja, em Portugal, na sexta-feira.
O voo, previsto para quinta-feira, acabou ocorrendo apenas no dia seguinte, cobrindo uma distância de 2.300 km em cerca de 3 horas.
Segundo James Asquith, fundador da Global Airlines, foi o 5º voo do A380, que estava armazenado no deserto de Mojave, na Califórnia, até maio de 2024 quando voou para Glasgow, na Escócia.
Follow us: WhatsApp | BlueSky | Google News | Instagram | LinkedIn | Facebook
Originalmente recebido pela China Southern Airlines, o A380 ainda exibe parcialmente as cores da companhia aérea chinesa, a despeito de receber o logo da Global em Dresden, onde passou por um processo de recuperação para voo executado pela EFW.
Em Beja, o quadrimotor continuará o processo de preparação para entrada em serviço durante 2025. Ainda sem um Certificado de Operador Aéreo (AOC), a Global Airlines contratou a portuguesa Hi Fly para voar o A380 em um primeiro momento.
A transportadora já teve um A380 em sua frota, matrícula 9H-MIP, que foi arrendado em 2018 chegou a realizar voos de cargas expressas durante a pandemia.
“Este é agora o quinto voo na jornada da Global Airlines e estamos muito felizes em ver a equipe extremamente qualificada da Hi Fly levando nossa primeira aeronave aos céus mais uma vez. Nós apenas começamos e haverá muitos mais voos em 2025, à medida que a Global e a Hi Fly continuam o trabalho de levar a aeronave Global ao redor do mundo”, disse James Asquith, fundador e CEO da Global Airlines.