Hidroavião elétrico completa primeiro voo “ponto a ponto” no Canadá

Companhia regional canadense Harbour Air quer ser a primeira do mundo a lançar voos comerciais com aviões totalmente elétricos
Derivado do clássico DHC-2 Beaver, eBeaver da Harbour Air tem alcance de 160 km (Harbour Air)

Ao que tudo indica, a primeira companhia aérea do mundo a voar com aviões elétricos pode ser a pequena e desconhecida Harbour Air, transportadora regional canadense que opera uma frota de hidroaviões. Em comunicado recente, a empresa confirmou que concluiu neste mês o primeiro voo “ponto a ponto” com seu De Havilland Canada DHC-2 Beaver totalmente elétrico.

De acordo com a companhia, o teste com o hidroavião elétrico partiu do rio Fraser, próximo a Vancouver, e seguiu para Patricia Bay, em Victoria. O voo percorreu uma distância de 72 km em 24 minutos e a aeronave pousou com uma “ampla reserva de energia”, informou a Harbour Air. O trecho ensaiado é justamente uma das rotas atendida pela empresa.

A companhia celebrou o marco como o “primeiro voo de teste direto ponto a ponto totalmente elétrico” do “ePlane”, como é chamado o DHC-2 Beaver convertido com motor elétrico.

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O hidroavião elétrico é um projeto da Harbour Air em parceria com a MagniX, empresa dos EUA que desenvolve motores elétricos para aplicação em aviões. O primeiro voo da aeronave modificada ocorreu em dezembro de 2019.

o ePlane é projetado com ajuda da Magnix, fabricante de motores elétricos para aviação (Harbour Air)

“Estou animado em informar que este voo histórico no ePlane foi exatamente como planejado”, disse Kory Paul, vice-presidente de operações de voo da Harbour Air e um dos pilotos de teste da empresa. “Nossa equipe, bem como a equipe da magniX e da Transport Canada estão sempre monitorando de perto o desempenho da aeronave e o voo de hoje provou ainda mais a segurança e a confiabilidade do que construímos.”

Segundo a empresa canadense, o ePlane será certificado para transportar quatro passageiros e um piloto e terá capacidade para realizar voos com cerca de 30 minutos de duração, com outros 30 minutos de energia reserva nas baterias. A estreia comercial da aeronave é esperada para 2023.

Do passado para o futuro

O ePlane é impulsionado pelo motor magni500, capaz de gerar 750 cavalos de potência e sem emitir poluentes. Como comparação, o DHC-2 original, um projeto da década de 1950, usa um motor radial a pistão tem 450 hp. Segundo os idealizadores do projeto, as baterias do Beaver elétrico proporcionam um alcance de 160 km, o que corresponde a distância da maioria dos voos da Harbour Air. A empresa atende atualmente 18 destinos na província canadense de British Columbia.

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