Ao que tudo indica, a primeira companhia aérea do mundo a voar com aviões elétricos pode ser a pequena e desconhecida Harbour Air, transportadora regional canadense que opera uma frota de hidroaviões. Em comunicado recente, a empresa confirmou que concluiu neste mês o primeiro voo “ponto a ponto” com seu De Havilland Canada DHC-2 Beaver totalmente elétrico.
De acordo com a companhia, o teste com o hidroavião elétrico partiu do rio Fraser, próximo a Vancouver, e seguiu para Patricia Bay, em Victoria. O voo percorreu uma distância de 72 km em 24 minutos e a aeronave pousou com uma “ampla reserva de energia”, informou a Harbour Air. O trecho ensaiado é justamente uma das rotas atendida pela empresa.
A companhia celebrou o marco como o “primeiro voo de teste direto ponto a ponto totalmente elétrico” do “ePlane”, como é chamado o DHC-2 Beaver convertido com motor elétrico.
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O hidroavião elétrico é um projeto da Harbour Air em parceria com a MagniX, empresa dos EUA que desenvolve motores elétricos para aplicação em aviões. O primeiro voo da aeronave modificada ocorreu em dezembro de 2019.
“Estou animado em informar que este voo histórico no ePlane foi exatamente como planejado”, disse Kory Paul, vice-presidente de operações de voo da Harbour Air e um dos pilotos de teste da empresa. “Nossa equipe, bem como a equipe da magniX e da Transport Canada estão sempre monitorando de perto o desempenho da aeronave e o voo de hoje provou ainda mais a segurança e a confiabilidade do que construímos.”
Segundo a empresa canadense, o ePlane será certificado para transportar quatro passageiros e um piloto e terá capacidade para realizar voos com cerca de 30 minutos de duração, com outros 30 minutos de energia reserva nas baterias. A estreia comercial da aeronave é esperada para 2023.
Do passado para o futuro
O ePlane é impulsionado pelo motor magni500, capaz de gerar 750 cavalos de potência e sem emitir poluentes. Como comparação, o DHC-2 original, um projeto da década de 1950, usa um motor radial a pistão tem 450 hp. Segundo os idealizadores do projeto, as baterias do Beaver elétrico proporcionam um alcance de 160 km, o que corresponde a distância da maioria dos voos da Harbour Air. A empresa atende atualmente 18 destinos na província canadense de British Columbia.