A Holanda entregou o primeiro de 24 caças Lockheed Martin F-16 para a Força Aérea da Ucrânia, revelou o Ministro da Defesa do país europeu, Ruben Brekelmans, em post na rede social X.
“Pela primeira vez, posso anunciar oficialmente que o primeiro F-16 holandês foi entregue a Ucrânia. O restante dos 24 jatos seguirá nos próximos meses,” disse ele no domingo.
Os caças holandeses são das variantes F-16A/B Bloco 20 que passaram por um atualização de meia vida (MLU) até a chegada dos caças de 5ª geração F-35A, também da Lockheed Martin.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Real Força Aérea Holandesa encerrou a operação das aeronaves F-16 oficialmente em 27 de setembro, mas alguns caças já estavam sendo usados para treinamento de pilotos ucranianos há meses.
A Holanda recebeu um total de 213 F-16 desde 1979 onde substituíram os caças F-104 e NF-5.
Até o momento, quatro países confirmaram doações de F-16 para Ucrânia: Dinamarca, Noruega, Bélgica e a Holanda.
Estima-se que cerca de 80 jatos supersônicos serão entregues nos próximos meses como forma de recuperar a capacidade de defesa aérea do país, que tenta conter uma invasão militar russa lançada em fevereiro de 2022.
Os primeiros F-16 foram entregues à Ucrânia no final de julho e já atuaram em missões dias após serem comissionados.
Um dos aviões, no entanto, caiu e matou seu piloto durante um ataque massivo de drones e mísseis russos que atingiu o país em 26 de agosto.