Holanda escolhe rival do Super Tucano para treinamento de pilotos

Força aérea do país europeu encomendou oito PC-7 MKX, versão avançada do turboélice, que serão entregues a partir de 2027
Pilatus PC-7 MKX
Pilatus PC-7 MKX (Pilatus)

A Real Força Aérea Holandesa assinou um contrato com a fabricante suíça Pilatus na sexta-feira, 7, para adquirir oito turboélices de treinamento PC-7 MKX além de quatro simuladores de voo.

O PC-7 é um dos rivais do Super Tucano, da Embraer, mas focado apenas em treinamento primário enquanto o avião brasileiro tem uma ampla gama de missões que inclui treinamento avançado e também ataque leve.

Os novos aviões irão substituir antigos PC-7 recebidos em 1988 e que chegarão ao fim da vida útil em 2027, ano em que as entregas terão início.

Os turboélices têm a tarefa de treinar os pilotos dos caças F-35A Lightning II, de 5ª geração, além de helicópteros.

Pilatus PC-7 MKX (Pilatus)

“Temos um longo e bom relacionamento com a Pilatus. Com a assinatura do contrato para um ambiente de aprendizado de última geração, estamos estendendo essa parceria por mais 30 anos”, disse o Ministério da Defesa holandês.

“Estamos muito felizes em anunciar este contrato para nosso novo sistema de treinamento PC-7 MKX e agradecemos à Holanda por sua decisão! Isso marca o início de uma nova era de treinamento básico de voo na Holanda, que – tenho certeza – definirá um novo padrão que outras forças aéreas buscarão seguir”, afirmou Markus Bucher, CEO da Pilatus.

A Holanda será o primeiro país a operar o PC-7 MKX, que incorpora atualizações como um cockpit com três telas multifuncionais de alta definição.

Apesar do anúncio, a Embraer ainda negocia com o governo holandês um possível fornecimento do A-29N, versão do Super Tucano para a OTAN.

Os PC-7 holandeses estão em serviço desde 1988 e devem ser aposentados até 2027 (RNAF)

Confira as especificações técnicas do PC-7 MKX:

  • Distância de decolagem acima de 15 m Obstáculo (nível do mar): 460 m
  • Distância de pouso acima de 50 pés Obstáculo (nível do mar): 690 m
  • Taxa máxima de subida (nível do mar): 815 m/min
  • Velocidade máxima de cruzeiro (Vh) ao nível do mar: 445 km/h
  • Velocidade horizontal máxima (Vh) a 3.048 m: 465 km/h
  • Cargas G Aerobáticas (com trem de pouso levantado e travado ou abaixado e travado): + 7,0 g | – 3,5 g
  • Cargas G Utilitárias (com trem de pouso levantado e travado ou abaixado e travado): + 4,5 g | – 2,25 g

 

 

 

1 comment
  1. É apenas uma continuidade de um programa de defesa aérea escolhido há décadas: já possuem os centros de manutencao e operacão próprios.

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