A Força Aérea da Holanda está com pressa de receber seus futuros Embraer C-390 Millennium, que substituirão os velhos turboélices C-130 Hercules.
Embora o país europeu tenha declarado o avião brasileiro vencedor da concorrência em 2022, até hoje o contrato não foi assinado.
Um dos motivos foi a adesão da Áustria ao acordo em 2023, que com isso prevê nove aeronaves, cinco das quais para a Holanda.
Em carta ao parlamento, o secretário da Defesa holandês Christophe van der Maat afirmou que a demora resultará em um valor mais baixo de aquisição.
Programa custará 1,7 bilhão de euros
Por outro lado, ele espera que o primeiro C-390 holandês seja entregue já no final de 2027 e os demais, até 2029. O plano inicial da Força Aérea era de contar com os jatos entre 2031 e 2033.
A Holanda até almejava receber a aeronave antes, em 2026, mas as negociações se estenderam mais do que o esperado e a meta já não é mais viável.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O custo do projeto, segundo van der Maat, atinge 1,7 bilhão de euros, ou cerca de R$ 10 bilhões.
Assim como Holanda e Áustria, outras nações europeias escolheram o C-390 Millennium para modernizar suas alas de transporte como Portugal, Hungria e República Tcheca.
E a Coreia não comprou o KC390 tbm?
Sim a Coreia tbm comprou,esses jornalistas de hoje em dia mal fazem uma pesquisa antes de publicarem suas matérias, qualidade muito ruim… infelizmente,mas parabéns a Embraer
Embraer pena tanto pra conseguir clientes na área militar e quando consegue atrasa as entregas.. enquanto isso eu tento ser contratado por ela para a área de montagem e nunca consigo nem entrevista.. Brazil zil zil