HondaJet Echelon, eis o nome do jato que pode ameaçar reinado do Embraer Phenom 300

Aeronave com capacidade para até 11 ocupantes foi revelada como conceito HondaJet 2600 Concept em 2021 e deverá entrar em serviço em 2028
HondaJet Echelon (Honda)
HondaJet Echelon (Honda)

A Honda Aircraft Company oficializou o nome do seu segunda jato executivo, o HondaJet Echelon (Escalão em português). A aeronave para até 11 ocupantes se posicionará acima do HondaJet Elite II e teve uma maquete apresentada na feira NBAA-BACE nesta semana, em Las Vegas (EUA).

O Echelon surgiu como HondaJet 2600 Concept em 2021 e teve sua produção em série confirmada em junho. A Honda planeja realizar o voo inaugural em 2026 e a entrada em serviço, em 2028.

A aeronave segue o conceito do HondaJet original, com motores instalados em pods sobre as asas, que permitem liberar espaço interno na fuselagem e oferecer uma eficiência de combustível 20% maior que jatos do mesmo porte.

A Honda promete por isso um desempenho excepcional que inclui o voo transcontinental sem escalas nos EUA graças à autonomia de 2.625 milhas náuticas (4.862 km) com um piloto e quatro passageiros.

A velocidade máxima de cruzeiro planejada é de 450 nós (833 km/h) a uma altitude de 47.000 pés (14.325 metros). O Echelon promete um grande nível de automação e eletrificação, a ser certificado com o voo monopiloto.

O HondaJet Echelon foi revelado em 2021 como 2600 Concept (Honda)

Vem aí um duro rival para o Phenom 300

“O HondaJet Echelon nasceu para criar uma nova categoria que transcende a experiência de viagem em jatos leves convencionais”, disse o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Hideto Yamasaki. “Expandir a mobilidade rumo ao céu tem sido o sonho de longa data da Honda, e o HondaJet Echelon marca o emocionante próximo capítulo ao mesmo tempo em que apresenta uma história clássica da Honda de um produto que cria novo valor para as pessoas”.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo a fabricante, que tem sede em Greenboro, nos EUA, a revisão crítica do projeto (CDR em inglês) deverá ocorrer em meados de 2024, quando também será dado início à montagem dos primeiros aviões de testes.

O Echelon será um duro adversário para o Phenom 300E, da Embraer, que hoje lidera as vendas em seu segmento. Se repetir o cenário da disputa HondaJet Elite contra Phenom 100, a Honda pode se dar bem: de 2015 a 2022, seu modelo estreante teve 226 entregas contra apenas 81 aeronaves do avião brasileiro.

Total
0
Shares
Previous Post

Boeing e Spirit AeroSystems chegam à acordo para estabilizar produção de aeroestruturas

Next Post

Marathon Airlines e Royal Jordanian assinam acordos para serviços do Programa Pool, da Embraer

Related Posts
Total
0
Share