Nesta quinta-feira, 26, a companhia regional dos EUA Horizon Air, parte do grupo Alaska Air, concluiu a retirada do seu último turboélice Dash 8-400. A aeronave de matrícula N421QX realizou o voo QX2400 entre Spokane e Seattle e depois seguiu para Portland, onde fica a base de manutenção da empresa.
Com isso, a transportadora passa a ter uma frota exclusiva de jatos Embraer E175, sendo mais uma companhia aérea nos EUA a deixar de voar com turboélices.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave canadense foi parte importante da história da Horizon Air, onde operou por 22 anos, somando 103 unidades entre modelos Dash 8-100, 8-200 e 8-400.
Fundada em 1981, a Horizon Air estreou com turboélices Farchild F-27 (versão do Fokker montada nos EUA) e cinco anos depois foi adquirida pela Alaska Airlines, porém, mantendo sua marca.
Apenas em 2010, a grupo Alaska Air decidiu não manter a Horizon como uma companhia aérea separada, passando a exibir a pintura da Alaska Airlines.
Atualmente, ela opera 33 jatos E175, mas os planos são de chegar a 50 aeronaves nos próximos anos. A Alaska acaba de anunciar um projeto com a Intelsat para equipar todos os aviões da Embraer com Wi-Fi a partir de 2024.
A presença de turboélices nas viagens aéreas nos Estados Unidos declinou desde os anos 80. São poucas empresas dispotas a oferecer voos com esse tipo de aeronave, como a Silver Airways, da Florida, que opera com modelos ATR 72.
Pois é…e a Embraer querendo desenvolver uma aeronave a hélice, não estou entendendo… mesmo que seja moderníssima talvez o caminho não seja esse…
Que venha o E175-E2!!
Santana, o mercado já tem mostrado que o espaço para esse tipo de aeronave é grande!!
Eu também não estou entendo esta da EMBRAER. As Cias. Aéreas dos EU e outros Países estão se desfazendo dos seus aviões turbo hélices. Algumas trocando pelo nosso E175. Estamos indo na contra mão da história?