A empresa canadense Horizon Aircraft está desenvolvendo desde 2013 um avião que promete ser revolucionário em seu segmento. O projeto Horizon X2, uma aeronave multi-função, tem propulsão híbrida e pode carregar até 6 pessoas ou uma carga de 900 kg. A expectativa é de que o primeiro protótipo voe até o final de 2016.
Segundo o website da Horizon, o avião é proposto para pousar na terra, água, gelo e até na neve. O trem de pouso do avião é uma combinação de flutuadores em formato de esquis, por isso a versatilidade. A empresa ainda afirma que o X2 vai poder voar a velocidade máxima de 320 km/h e terá alcance de 1.600 km.
O avião será o primeiro desse gênero equipado com motorização híbrida a combustão e elétrica. A propulsão deve ficar a cargo do motor elétrico, enquanto o motor convencional serveria somente para carregar as baterias a bordo para estender a autonomia.
Como todo veículo “verde”, o Horizon X2 também precisa ser leve. De acordo com a fabricante, a aeronave será construída com uma combinação de materiais compostos, alguns de origem vegetal.
Para acelerar o projeto, que já consumiu cerca de US$ 2 milhões, a Horizon Aircraft precisa de mais dinheiro para continuar. Para isso, a empresa está convidando investidores a apostarem na ideia. O investimento mínimo é de US$ 50.000 e quem quiser participar tem até agosto para pagar.
Veja mais: Avião elétrico da Airbus cruza o Canal da Mancha
Além do Canadá, a Horizon Aircraft também está procurando investidores nos mercados dos Estados Unidos e China.
Galeria de Fotos: