A indústria de aviação militar da Turquia vive dias de glória. Maior fabricante do setor aeroespacial no país, a Turkish Aerospace Industries (TAI) apresentou na sexta-feira (23), em Ancara, o protótipo do Hürjet, avião a jato projetado para treinamento avançado de pilotos e missões de ataque leve.
O Hürjet é o primeiro avião militar com motor a jato desenvolvido na Turquia. O projeto foi lançado pela TAI em agosto de 2017 com o objetivo de substituir os antigos jatos de treinamento Northrop T-38 (versão de treinamento do caça F-5) da força aérea turca, bem como originar um sucessor para os F-5 utilizados em demonstrações acrobáticas.
De acordo com o fabricante, o primeiro voo do protótipo do Hürjet está programado para 18 de março de 2023. Por ora, o avião, ainda sem o motor integrado, passará por testes de solo. A TAI informou que o programa de desenvolvimento da aeronave contará com três modelos de testes, sendo dois aparelhos para testes em voo e um para provas estáticas.
Após testes e trabalhos de desenvolvimento, espera-se que o Hürjet possa entrar em serviço em meados de 2025. Na primeira fase de aquisição, a força aérea turca receberá 16 exemplares da aeronave – número que pode subir substancialmente nos próximos anos para substituir os mais de 60 jatos T-38 em serviço na Turquia.
Medindo 13 metros de comprimento por 9,8 m de envergadura, o Hürjet para dois ocupantes será impulsionado por um motor turbofan com pós-combustor General Electric da série F404 capaz de gerar 17.000 libras. Não à toa, será um avião supersônico: a aeronave é projetada pela TAI com velocidade máxima de Mach 1.4 (1.728 km/h) – e alcance de 2.222 km.
Indústria aeronáutica turca avança a passos largos
Nos últimos anos, a Turquia vem se tornando num dos expoentes da indústria bélica. Além de conduzir o projeto do jato de treinamento avançado Hürjet, a TAI também trabalha no desenvolvimento do primeiro caça de quinta geração turco, o TF-X – cujo primeiro voo também é programado para 2023.
TF-X: o primeiro protótipo do caça turco deve ser finalizado até março de 2023 (Divulgação)Enquanto os primeiros jatos militares projetados na Turquia são preparados para voar, as aeronaves não tripuladas fabricadas na Turquia já estão na mira dos holofotes. Outra empresa local, a Baykar Technology ficou bastante conhecida nos últimos meses devido às ações do drone TB2 Bayraktar, usados pelos militares da Ucrânia contra os invasores russos.
A Baykar também está desenvolvendo o Kizilelma, um drone de ataque com formato semelhante ao de um caça furtivo que executou seu primeiro voo recentemente.