A Icelandair anunciou em 6 de abril ter decidido substituir sua frota de jatos Boeing 757 com o Airbus A321XLR.
Para isso, a maior empresa aérea da Islândia assinou um Memorando de Entendimento para adquirir 13 aeronaves com opção para mais 12 unidades.
As entregas, no entanto, só terão início em 2029, o que fará com que a Icelandair voe com quatro A321LR, que possui um alcance quase tão grande, por meio de leasing a partir de 2025.
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“O financiamento da aeronave ainda não foi definido, mas a companhia irá explorar opções de financiamento mais próximas das datas de entrega”, explicou a empresa aérea.
Na Icelandair, o A321XLR terá uma configuração com cerca de 190 assentos, sete a mais que o Boeing 757.
A transportadora reforçou seus laços com as aeronaves da Boeing – além de 21 757, ela tem ainda cinco 767 e 18 jatos 737 MAX das versões 8 e 9 – afirmando que elas terão um papel importante nos próximos anos.
Frota exclusiva da Boeing
Apesar disso, o iminente acordo com a Airbus porá a fim à parceria exclusiva com a Boeing e um sinal de que planemaker dos EUA não consegue oferecer um produto tão capaz quanto o A321XLR.
“Estamos felizes em anunciar que chegamos a uma conclusão sobre a futura frota da Icelandair. Decidimos que as aeronaves Airbus capazes e econômicas, A321XLR e A321LR, se tornarão os sucessores do Boeing 757 que estamos gradualmente aposentando”, disse Bogi Nils Bogason, presidente e CEO da Icelandair.
“O Boeing 757 tem sido a pedra angular das operações da Icelandair desde 1990. Suas capacidades únicas sustentaram o desenvolvimento bem-sucedido de nossa extensa rede de rotas e hub transatlântico competitivo, aproveitando a localização geográfica única da Islândia para conectar a América do Norte e a Europa via Islândia”, declarou o executivo.