Equipes do grupo aeroespacial United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia estão conduzindo provas em solo com o primeiro protótipo do Ilyushin Il-114-300, antes de iniciar a campanha de voos de teste e certificação do novo turboélice comercial.
A UAC informou que realizou corridas de teste com a aeronave no aeródromo da Ilyushin, em Zhukovsky. A empresa também está testando os sistemas de combustível e os motores do avião, os turboélices Klimov TV7-117ST-01, desenvolvido pela United Engine Corporation.
O grupo estatal que controla a maioria das fabricantes de aviões da Rpussia ainda não definiu quando o Il-114-300 deve realizar o voo inaugural. Em julho, Oleg Bocharov, ministro da indústria da Rússia, disse à imprensa do país que o Il-114 poderia decolar neste mês, o que não aconteceu.
Enquanto prepara o primeiro Il-114 para voar, a UAC diz que iniciou a construção do segundo protótipo na fábrica da MiG (outra marca do grupo UAC) em Lukhovitsy, perto de Moscou, usando técnicas de produção em série.
O projeto Il-114-300 foi lançado oficialmente pela UAC no começo desta década com a meta de realizar o primeiro voo em 2018 e entrar em serviço em 2022, mas o programa atrasou e o primeiro avião de teste só ficou pronto meses atrás. A aeronave é uma versão reformulada de um programa iniciado na década de 1990, mas que atraiu pouco interesse no mercado e saiu de linha.
Concorrente para o ATR
A opção por atualizar o Il-114, um turboélice fracassado e que teve apenas 20 unidades construídas, deveria ter ajudado a encurtar o cronograma e baratear seu programa, mas não foi bem assim, como em geral tem ocorrido com outros projetos pós-União Soviética.
O governo russo aposta no Il-114-300 como uma alternativa nacional para a aviação regional do país. Com proposta semelhante ao ATR, a aeronave utiliza apenas componentes russos como o motor Klimov e aviônicos avançados. Uma dos diferenciais em que apostam seus idealizadores é o fato de o turboélice poder operar em aeroportos sem infraestrutura adequada. Ele possui escada retrátil e acesso do solo para inspeções de manutenção, diz a fabricante.
A configuração do bimotor praticamente não mudou em relação ao Il-114 original. Com asas baixas e cauda convencional, o Ilyushin lembra muito outro turboélice regional, o British Aerospace ATP, uma versão maior e mais moderna do conhecido Avro 748 que operou no Brasil.
Não há ainda pedidos oficiais, mas o Kremlin, por meio de uma estatal de leasing, já manifestou interesse em adquirir 50 aeronaves. Outro argumento a favor do modelo é que o Il-114-300 possui quase 40% mais autonomia que o franco-italiano ATR além de ser em tese mais barato de operar.
Se conseguir substituir os velhos turboélices militares An-24 e An-26 que hoje são usados em rotas regionais, o novo avião russo já terá conseguido um grande feito.
A Rússia tem incentivado programas nacionais de desenvolvimento de aeronaves civis como os jatos de passageiros SSJ100 e MC-21. Até mesmo o velho quadrimotor Il-96 deve ganhar nova roupagem enquanto a UAC não consegue avançar com o CR-929, um widebody projetado em parceria com a COMAC, da China.
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