A Boeing compartilhou uma imagem gerada por computador da modernização do bombardeiro B-52H, trazendo detalhes ainda não vistos.
A aeronave de oito motores está prestes a passar por um processo de atualização, que inclui um novo turbofan fabricado pela Rolls-Royce e um radar do tipo AESA.
A ilustração (acima, comparada ao atual B-52H) revela como os motores F130 ficarão instalados nos novos suportes nas asas. É possível notar que eles são mais largo que os TF-33 atualmente em uso.
A Boeing também mostrou um novo suporte para armas nas asas além de um nariz com menos antenas e sensores. No dorso do B-52 é possível notar duas grandes protuberâncias, que podem armazenar novos equipamentos, mas cuja função foi mantida em segredo pela fabricante.
A Força Aérea dos EUA (USAF) também contratou a instalação do radar AN/APG-79, que é usado no caça F/A-18E/F Super Hornet. Do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array), o equipamento deverá melhorar significativamente o alcance e a precisão das missões do bombardeiro.
Além das duas principais melhorias, o B-52 também terá mudanças no cockpit, comunicação e navegação.
Atualmente, a Boeing está realizando ensaios em túnel de vento para entender o impacto das mudanças das novas naceles e motores. O grau de mudanças é tão grande que a USAF deverá renomear os B-52H como B-52J ou B-52K após a atualização.
A Força Aérea não revelou quantos bombardeiros serão convertidos para o novo padrão, embora a Rolls-Royce tenha sido contratada para fornecer 608 unidades do motor F130 a partir de 2025.
Uma divisão simples significaria que 76 aeronaves poderiam passar pela mudança de turbofans, porém, como deverá existir uma quantidade sobressalente, imagina-se que o total de conversões será menor do que isso.