O NTSB (National Transportation Safety Board), órgão dos EUA que investiga acidentes no transporte, divulgou imagens submarinas dos destroços do Boeing 737-200C que realizou um pouso no mar após problemas em seus dois motores no dia 2 de julho.
A aeronave, operada pela companhia aérea Transair (Rhoades Aviation) havia decolado do Aeroporto de Honolulu, no Havaí, mas 23 minutos depois realizou um pouso de emergência na água ao tentar retornar para a pista.
Os dois tripulantes foram resgatados sem ferimentos graves enquanto o jato acabou afundando na baía de Mamala.
As imagens do NTSB mostram o 737-200 partido ao meio, com os motores Pratt & Whitney JT8D separados das asas – os pilotos apontaram que houve falha em ambos turbofans.
O jato prefixo N810TA fazia parte de uma frota de seis 737-200 convertidos para cargueiros. A aeronave operava há 46 anos após ser entregue em outubro de 1975 para a extinta companhia aérea Pacific Western Airlines, do Canadá.
A Transair passou a operar o Boeing 737 em 2014 em voos de carga no Havaí. O voo T4810 tinha como destino o Aeroporto de Kaluhui, na ilha de Maui, distante 162 km de Honolulu.
As causas do acidente ainda não são conhecidas.
BOEING 737-275 Freighter (Carga) registrado N810TA Transair foi operado para a Transair pela Rhoades Aviation. BOEING 737-200 Super Advanced foi entregue pela BOEING Company pela primeira vez à empresa aérea Pacific Airlines, em 1975.
BOEING 737-200F cargueiro de 43 anos voava para a Transair desde 2014. As empresas aéreas de carga operam aviões antigos de passageiros transformados em cargueiros por que o leasing ser mais baratos do que um avião de carga novos fabricado da BOEING Company e da AIRBUS Industrie.