Um vídeo publicado pelo Portal da Morada, de Araraquara (SP), mostra o protótipo 001 do KC-390 fora da pista após o incidente ocorrido no sábado (5) na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). De acordo com a fabricante, a aeronave realizava testes em solo quando sofreu uma “saída de pista”. Ainda segundo a empresa, os tripulantes deixaram o avião em segurança e sem ferimentos.
Em contato com o Airway, a Embraer afirmou que o incidente não foi um pouso forçado. A fabricante ainda ressaltou que está investigando as causas do imprevisto e divulgará mais informações quando o assunto estiver apurado. A empresa, por hora, também não comenta se o protótipo ficou danificado.
As imagens mostram o KC-390 na área de escape do aeródromo, a cerca de 300 metros da cabeceira da pista e próximo. Como é comum nesse tipo de incidente, tanto na aviação civil como militar, as insígnias do protótipo foram apagadas e aeronave foi coberta para evitar mais registros.
Segundo incidente com o mesmo protótipo
A ocorrência registrada nesse sábado já é o segundo incidente envolvendo o protótipo 001 do KC-390. Em outubro de 2017, a mesma aeronave enfrentou uma perda inesperada de altitude enquanto executava avaliações de certificação sobre a qualidade de voo em baixa velocidade e simulando formação de gelo nas asas, também na região de Gavião Peixoto.
A rápida descida submeteu o protótipo a grandes forças aerodinâmicas, o que acabou danificando partes de carenagens externas. Após passar por essa situação, o avião pousou em segurança e nenhum tripulante ficou ferido.
Enquanto aguardava por peças de reposição e reparos, o protótipo 001 do KC-390 ficou afastado da campanha de testes e certificação do programa KC-390. O modelo havia retornado aos ensaios em março deste ano.
As primeiras entregas do KC-390 estão programadas para o segundo semestre deste ano. O primeiro cliente do novo cargueiro militar da Embraer será a FAB, que encomendou 28 aeronaves.
Veja mais: Cobaias aéreas
Melhor vender tudo logo pra Boeing antes que seja tarde. Nada que o Brasil faz funciona. Nenhum país é a maior piada da história da humanidade sem motivo…
Eu faço parte do Brasil que funciona. Tenho orgulho de pertencer à parcela da sociedade brasileira que acredita na recuperação e que trabalha por isso.
A EMBRAER é uma das melhores empresas do mundo. É a terceira maior fabricante de aeronaves. Possui reputação internacional elevada. Alguma pessoa em juízo perfeito acredita que a SAAB se arriscaria com algo de baixa qualidade? Pois a EMBRAER fabricará o Grippen!
Se uma aeronave está em fase de testes, é porque tudo nela tem que ser testado para garantir a qualidade e a eficácia. Isso se dá no mundo inteiro. Até os grandes fabricantes têm que lidar com incidentes e acidentes de protótipos.
Para alguém que acha que pode escapar do inferno, digo que faria um favor à nação brasileira se comprasse passagem só de ida para qualquer outro continente. Quem sabe a sua elevadíssima sabedoria começaria a produzir algo de bom para o semelhante?