A De Havilland Canada anunciou hoje (19), no Paris Air Show International, o lançamento do DHC-6 Twin Otter Classic 300-G. Com essa nova versão, o clássico bimotor canadense avançará para sua quinta geração em quase 60 anos de serviço.
“Após ampla consulta com nossos clientes, estamos prontos e orgulhosos de levar esta aeronave icônica a novos patamares com o novo DHC-6 Twin Otter Classic 300-G”, disse Brian Chafe, CEO da DHC. A fabricante confirmou que tem acordos de compra e cartas de intenção para 45 exemplares do turboélice reformulado e mais pedidos devem ser anunciados nesta semana durante o evento na França.
A DHC ainda não informou detalhes sobre o desempenho da aeronave, mas diz que o modelo de quinta geração é mais leve, resultando em maior alcance de voo e a carga útil. O Twin Otter Classic 300-G vem ainda com novos sistemas aviônicos Garmin e o tradicional par de motores turboélice Pratt & Whitney PT6.
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“A De Havilland Canada continua a moldar a aviação com aeronaves utilitárias inovadoras e estamos orgulhosos de oferecer nossa cabine de comando integrada G1000 NXi com a versão mais recente do icônico DHC-6 Twin Otter”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas de aviação e Marketing da DHC. “O G1000 NXi trará conectividade de cockpit sem fio, consciência situacional aprimorada, capacidade de abordagem visual e nosso piloto automático GFC 700 totalmente integrado com proteção de envelope para a aeronave Classic 300-G.”
O Classic 300-G se juntará à atual Série 400 do Twin Otter, avião que pode servir numa variada gama de missões civis e militares, incluindo operações anfíbias (com a adição de flutuadores) e em pistas pequenas em locais de difícil acesso.
O incansável Twin Otter
Avião de capacidades excepcionais, o Twin Otter é há quase 60 anos uma das principais referências no segmento de aeronaves utilitárias de pequeno porte. O primeiro protótipo do tipo voou em 20 de maio de 1965 e os modelos de série fabricados pela De Havilland Canada (a original) entraram em serviço no ano seguinte.
A DHC produziu o Twin Otter entre 1965 e 1988, período em que o avião evoluiu por três gerações. A versão seguinte, o DHC-6 400, foi projetado pela Viking Air, empresa canadense especializada na manutenção de aviões De Havilland que adquiriu os direitos de produção do aparelho da Bombardier (que herdou os projetos da DHC) na década de 1990. A quarta geração do DHC-6 chegou ao mercado em 2010. Somadas as duas fases de produção, o bimotor soma quase 1.000 entregas.
Em fevereiro de 2021, grupo Longview Aircraft Capital, do Canadá, a holding controladora da Viking Air, completou a compra do programa de turboélices QSeries (que voltou a se chamar Dash 8) da Bombardier, além da aquisição dos direitos de usar a marca De Havilland Canada (que também pertencia à Bombardier). Com isso, a Viking foi transformada na nova DHC, trazendo de volta ao mercado um dos nomes mais célebres da aviação.