A FAA (agência de aviação civil dos EUA) ordenou aos operadores do Boeing 787 que realizem inspeções em suas aeronaves em busca de cobertura de travas que mantém o assento dos pilotos fixo.
A exigência ocorre cinco meses após um incidente com um 787 Dreamliner da LATAM Airlines ter ferido 50 pessoas a bordo após um mergulho repentino.
O voo LA800 havia decolado de Sydney com destino a Santiago do Chile quando teve uma “forte movimentação” que lançou passageiros e tripulantes no ar e danificou a cabine principal.
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As investigações revelaram que o assento de um dos pilotos acabou se soltando e se deslocando para frente, o que fez o manche ser empurrado e o avião descer de forma inesperada.
Segundo relatos, a trava que mantém o assento preso foi atingida acidentalmente por um comissário de voo.
O jato teve que fazer um pouso de emergência em Auckland, na Nova Zelândia, para atender os feridos.
A diretriz de aeronavegabilidade da FAA envolve 158 aeronaves dos EUA e outras 737 no resto do mundo.
A inspeção orienta a procurar por tampas dos interruptores da trava que estão rachadas ou faltantes dentro dos próximos 30 dias.