O balão chinês que sobrevoou a América do Norte no começo de fevereiro continua a surpreender. Após rumores sobre sua existência, uma imagem em alta resolução tirada por um piloto do avião-espião U-2 foi divulgada nesta quarta-feira, 22, pelo Pentágono.
Ela traz detalhes incríveis do imenso balão de vigilância chinês, que foi derrubado por um míssil AIM-9X disparado por um caça F-22 Raptor.
A selfie do piloto chama a atenção logo de início por mostrar a sombra do avião da Lockheed sobre o invólucro do balão, confirmando as informações que o veículo teria algo como 60 metros de diâmetro.
Mas é nos detalhes que a foto mais surpreende ao mostrar a estrutura transportada pelo balão e que inclui enormes paineis solares e diversos equipamentos e sensores em sua seção central.
Hélices
A imagem sugere que o balão seria na verdade uma espécie de “dirigível” já que é possível notar quatro conjuntos muito similares a hélices. Poderia soar apenas como um palpite não tivesse o próprio Pentágono afirmado anteriormente que o veículo aéreo chinês tinha “a habilidade de manobrar”.
A capacidade de ser guiado colocaria por terra a afirmação do governo chinês de que o balão havia desviado de seu curso por conta de ventos inesperados.
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A existência da imagem já era comentada há semanas e teria ficado famosa dentro do Departamento de Defesa. Ela acabou revelada pelo escritor britânico Chris Pocock, especializado na história do Lockheed U-2 Dragon Lady.
Ex-editor da Aviation International News, Pocock publicou uma cópia de baixa resolução da selfie do piloto na terça-feira, mostrando a aeronave voando acima do balão, uma das suas capacidade únicas.
Caros editores venho lhes informar que nessa selfie que a aeronave U-2 fotografou, abaixo do cabo de sustentação do balão chinês, tem um piloto sentado no centro pilotando com máscara e cilindros de oxigênio nas costas , dá um zoom e observe, abraço a todos.
De alta resolução essas fotos tem pouco, podem ser hélices como pode ser qualquer outra coisa. Pela sombra, e levando em conta os 20 m do avião e a esfericidade do mesmo, o diâmetro anda mais próximo dos 40 m que dos 60.
Pelas estruturas no solo, podemos ver que o balão não se encontra a grande altitude, pelo que qualquer avioneta poderia sobreviar o balão, com grande vantagem aliás sobre um U2. Típica paranoia e falta de senso americana.
Não sei onde foram buscar estes analistas mas eu despedia-os