Índia avança com projeto de caça futurista e apresenta primeira maquete

Aeronave de combate furtiva é desenvolvida pelo governo indiano, mas só deve voar no final da década
Projeção do caça de 5ª geração indiano
Projeção do caça de 5ª geração indiano (Divulgação)

A Força Aérea da Índia (IAF na sigla em inglês) tornou-se um dos clientes mais requisitados da indústria de aeronaves militares.

Com vários programas em curso, o país busca ampliar seu poderio militar ao mesmo tempo em que desenvolve sua própria tecnologia de defesa.

Durante o evento Aero India 2025, em Bangalore, no sul do país, os caças Su-57 e F-35 se revezavam em apresentações em voo, mas era um estande que os indianos mais se empolgaram.

Longe da pista, a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) mostrou pela primeira vez um modelo em escala real do projeto AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft, ou Aeronave de Combate Média Avançada).

Maquete em tamanho real do futuro caça avançado da Índia (Redes sociais)

Trata-se de um conceito de caça furtivo (invisível aos radares) desejado pelo governo da Índia há vários anos e que foi lançado em 2010.

A ADA trabalha em parceria com a fabricante estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e pretende concluir um protótipo nos próximos anos, almejando a entrada em serviço por volta de 2035.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O caça indiano lembra alguns aviões atuais como o próprio F-35, mas segue uma linha mais semelhante ao KF-21 Boramae, da Coreia do Sul, e o turco KAAN, com dois motores GE F414 e peso estimado em 25 toneladas.

Inteligência Artificial

Segundo a mídia local, o AMCA é desenvolvido em duas fases, a primeira para colocar em produção um caça de 5ª geração e posteriormente uma aeronave de 6ª geração, incorporando vários avanços hoje em estudo.

Entre os aspectos prometidos para o caça furtivo indiano estão materiais avançados que reduzem a seção transversal de radar, o uso extensivo de inteligência artificial (IA) e a capacidade de operar aeronaves de combate colaborativas.

Projeção do caça Tejas MK2 (Divulgação)

A IAF opera atualmente um mix de caças russos como o MiG-29 e o Su-30 (este co-produzido no país) e franceses como o Mirage 2000 e o Rafale, ambos da Dassault.

Há também três dezenas do HAL Tejas, um caça leve desenvolvido localmente e que tem sido continuamente atualizado.

Enquanto o AMCA não surge, a HAL prepara o Teja Mk2, uma evolução do caça indiano e que deve voar pela primeira vez no início de 2026.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Boeing 777-9 de matrícula N779XX

Boeing 777X vai para o Curaçao para voos de certificação

Related Posts