A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) entregou à Força Aérea da Índia (IAF) o primeiro caça LCA Tejas de dois assentos, conhecido também como “Trainer”.
A cerimônia, realizada em Bangalore nesta quarta-feira (4), ocorre seis meses após o voo inaugural do primeiro caça com essa configuração.
A nova variante do Tejas será usada principalmente no treinamento avançado de pilotos, porém, o caça mantém uma capacidade real de combate, diz a HAL.
O Tejas de dois lugares com a designação LT5201 é um dos oito já encomendados pela IAF, mas que deve contar com mais unidades no futuro.
Durante o evento, o governo indiano confirmou os planos de encomendar mais 97 caças Tejas, o que levará a Força Aérea da Índia a contar com 220 aeronaves do modelo nos próximos anos.
Atualmente, a IAF opera com 32 Tejas, que se juntam aos Rafales, Su-30, MiG-29, Mirage 2000 e Sepecat Jaguar em serviço.
Assim como o caça monoposto, o Trainer é equipado com o turbofan GE F404 com sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), assentos ejetáveis Martin-Baker Mk16, fly-by-wire e radar moderno.
Segundo a HAL, o LCA Trainer pode atingir Mach 1.8, tem um peso máximo de decolagem de 13.500 kg e um alcance de 1.200 km.
A nova aeronave deverá assumir o papel de instrução avançada, hoje realizada pelo jato subsônico britânico BAe Hawk.