A HAL (Hindustan Aeronautics Limited) decidiu concorrer pelo contrato de 12 caças que a Argentina pretende anunciar no início de 2022. A fabricante da Índia está oferecendo uma variante modificada do LCA Tejas Mk1A, um caça leve desenvolvido no país.
Segundo o Zona Militar, a HAL propõe modificar cerca de 50 componentes da aeronave a fim de adequá-la aos requisitos da Força Aérea e também substituir o assento ejetável fornecido pela Martin Baker a fim de evitar o veto do Reino Unido.
O Tejas receberia uma sonda de reabastecimento em voo e um novo cone do nariz, entre outras mudanças. A HAL pretende enviar sua proposta ao governo da Argentina ainda em novembro e que inclui o envolvimento de empresas do país na montagem dos jatos, como parte dos requerimentos.
A concorrência para suprir a Força Aérea da Argentina com caças de combate se arrasta há anos. A nação sul-americana chegou a selecionar o FA-50, da sul-coreana KAI, mas a empresa desistiu do acordo após o Reino Unido proibir o uso dos assentos ejetáveis britânicos.
A proposta favorita é a da Chengdu-PAC que oferece o caça JF-17 Thunder Block III e que chegou a ser incluída em proposta de orçamento para o ano de 2022. O Ministério da Defesa argentino, no entanto, negou que havia selecionado a aeronave.
Recentemente, a Rússia fez uma nova oferta do caça MiG-35, variante avançada do MiG-29 e que é o concorrente mais capaz. No entanto, restam dúvidas sobre a manutençao desses jatos.
Sem caças autênticos desde 2015 quando aposentou seus últimos Mirage III, a Força Aérea tem recorrido a uma solução provisória: utilizar alguns aviões de ataque subsônicos A-4 na defesa aérea.