Indonésia dá aval para novo lote de caças Dassault Rafale

Força Aérea do país receberá 18 aeronaves de combate, parte de um contrato que inclui 42 jatos supersônicos
Dassault Rafale
Dassault Rafale (Clemens Vasters)

A Dassault confirmou em 8 de janeiro que a Indonésia deu seu aval para receber o terceiro e último lote de caças Rafale de sua encomenda de 42 aeronaves, acertada em fevereiro de 2022.

A Força Aérea do país asiático dividiu as entregas em três lotes, o primeiro em setembro de 2022 com oito caças, o segundo em agosto de 2023, incluindo 18 aeronaves, e agora o terceiro, também com dezoito jatos supersônicos.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Ao escolher o Rafale, a Indonésia optou por uma ferramenta única de soberania e independência operacional que ajudará a consolidar o seu papel como uma grande potência regional. Esta escolha também consolida ambiciosas cooperações industriais e académicas. Estamos totalmente comprometidos em tornar esta parceria um sucesso, com uma visão resolutamente de longo prazo”, disse Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

Caça Mirage 2000-5 que voou pelo Catar (USN)

O anúncio ocorre em meio ao recuo do governo indonésio a respeito da compra de 12 caças Mirage 2000-5 de segunda mão e que voaram no Catar.

O acordo foi assinado em janeiro de 2023 com uma empresa tcheca no valor de US$ 800 milhões, mas a Indonésia acabou adiando a aquisição em virtude da falta de recursos financeiros.

A despeito disso, a Força Aérea tem encomendados 24 caças Boeing F-15EX além de ser parceira menor no programa de desenolvimento do caça KF-21 Boramae, desenvolvido pela Korean Aerospace Industries, da Coreia do Sul.

A nação está em meio a eleições gerais marcadas para fevereiro após o atual president Joko “Jokowi” Widodo anunciar que não concorrerá a um terceiro mandato.

Total
0
Shares
1 comments
  1. Já o Brasil está recebendo os Gripen E em conta-gotas, com 2 unidades por ano. Quando receber a última unidade, a primeira já estará na sua 4° ou 5° atualização, daqui uns 20 e poucos anos. Isso é uma vergonha para o país.

Comments are closed.

Previous Post

Airbus e EVA Air confirmam acordo para 18 A350-1000 e 15 A321neo

Next Post

Delta Airlines poderá ser próxima cliente do Airbus A350-1000

Related Posts
Total
0
Share