A Lockheed Martin entregou o primeiro turboélice de transporte tático C-130J-30 Super Hercules à Força Aérea da Indonésia (IDAF) nesta quinta-feira, 21.
A aeronave é parte de um acordo para cinco unidades que substituirão os antigos C-130 em operação desde os anos 60.
“As tripulações da Força Aérea da Indonésia há muito confiam no C-130 para apoiar as missões mais desafiadoras que a Indonésia e outras nações do Pacífico enfrentam”, disse Rod McLean, vice-presidente e gerente geral de programas de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed Martin.
A Força Aérea da Indonésia assinou um acordo com a Lockheed em 2019, mas apenas em setembro de 2021 tornou o contrato público.
Segundo o World Air Forces 2023, a Indonésia possui 24 turboélices em operação, entre modelos C-130B, (K)C-130H e o L-100, a variante civil do Hercules.
Segundo a Lockheed Martin, o C-130J Super Hercules tem atualmente 26 operadores em 22 nações, com mais de 520 aeronaves entregues.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Seu principal rival é o KC-390 Millennium, um jato airlifter desenvolvido pela Embraer e que oferece um desempenho superior em vários aspectos.
Apesar disso, a aeronave brasileira possui até o o momento 31 pedidos de quatro clientes, incluindo cinco aviões encomendados pela Holanda, mas que ainda não tiveram o contrato assinado.
A Força Aérea da Indonésia é cliente da Embraer, tendo recebido 15 aviões de ataque leve A-29 Super Tucano na década passada.