Pouco depois de a Ethiopian Airlines anunciar a intenção de retomar os voos comerciais com o Boeing 737 MAX, a Indonésia também confirmou o fim da proibição de operação da aeronave nesta terça-feira, 28.
Ambos os países protagonizaram os dois acidentes fatais com a nova geração do 737 e que provocaram a suspensão dos voos com a aeronave por um longo período.
O Ministro do Transporte do país anunciou o fim da proibição dos voos comerciais com o jato de corredor único, pouco mais de três anos após o acidente fatal com o voo 610 da Lion Air, que vitimou 189 pessoas a bordo.
Na época, apesar de evidências, não houve uma decisão de aterrar o 737 MAX, o que só ocorreu após o segundo acidente fatal com um jato da Ethiopian, em março de 2019.
Segundo o governo indonésio, as companhias aéreas que operam a aeronave deverão seguir as novas diretivas de segurança aérea e inspecionar os 737 antes de colocá-los em voo novamente.
A Lion Air possui atualmente nove Boeing 737 MAX 8, todos eles recebidos entre 2017 e 2018. Já a estatal Garuda Indonesia tem apenas uma aeronave do tipo, porém, passa por um processo de reestruturação e não tem planos de voltar a utilizar o jato.