A Airbus anunciou uma encomenda de dois A400M feita pelo governo da Indonésia no último dia o Dubai Airshow.
O país da Ásia será o 10º operador da aeronave multifunção e que será configurada também para reabastecimento aéreo. O acordo inclui um pacote de treinamento e manuntenção completo, além de uma Carta de Intenção para futura aquisição de outras quatro aeronaves.
A fabricante, no entanto, não informou quando os turboélices serão entregues – o contrato será efetivado apenas em 2022.
”Este novo pedido expandirá ainda mais a presença do A400M na região da Ásia-Pacífico. O A400M oferece recursos excepcionais para a Indonésia, fornecendo à sua força aérea a plataforma perfeita para entregar cargas grandes e pesadas em áreas remotas e multiplicar sua projeção de poder aéreo graças às capacidades confiáveis de reabastecimento aéreo ”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
A encomenda da Indonésia já era discutida há vários anos e contava com um Memorando de Entendimento assinado em 2017. Curiosamente, o governo da nação assinou em setembro outro contrato, mas com a Lockheed Martin, para receber cinco C-130J Hercules.
Também em setembro a Airbus celebrou um contrato com o Cazaquistão para fornecimento de dois A400M e que serão recebidos a partir de 2024.