Instituto Embraer promove campeonato de miniplanadores

Torneio reuniu estudantes de escolas públicas de São José dos Campos, Gavião Peixoto e Botucatu
Competição reuniu mais de 100 estudantes de escolas públicas (Embraer)

O Instituto Embraer realizou no sábado (19) um campeonato de miniplanadores para alunos de escolas públicas, no Clube de Campo da ADC Embraer, em São José dos Campos (SP).

De acordo com a Embraer, o torneio reuniu 114 alunos, divididos em 23 equipes, de escolas de São José dos Campos, Gavião Peixoto e Botucatu, cidades no Estado de São Paulo onde a empresa têm unidades de produção. Os participantes da competição criaram os miniplanadores sob orientação de voluntário e estudantes do ensino médio do Colégio Embraer.

O campeonato foi patrocinado pela Eve Air Mobility para incentivar “novos talentos a colocaram em prática habilidades, conhecimento e paixão pela engenharia e pela aviação”, como descreveu a Embraer. Os competidores tiveram ainda a chance de participar de uma simulação de voo no eVTOL da Eve, utilizando óculos de realidade virtual.

O torneio foi disputado em três baterias. A soma das pontuações definiu os vencedores das categorias de inovação, design, distância percorrida e tempo de voo do miniplanador.

Competição premiu os melhores projetos nas categorias inovação, design, distância percorrida e tempo de voo (Embraer)

De volta às origens

Antes mesmo da fundação da Embraer, o então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) desenvolveu uma série de protótipos de aeronaves. Alguns desses estudos eram a versão inicial do Bandeirante e o avião agrícola Ipanema. Outro projeto, que corria pelo CTA desde 1963, era o Urupema, um planador de competição.

A construção do protótipo foi iniciada em 1965 nas oficinas do CVV-CTA (Clube de Voo a Vela – Centro Técnico de Aeronáutica). O Urupema foi projetado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), subordinado ao CTA, orientados pelo professor Guido Pessotti (1933 – 2015), um dos engenheiros aeronáuticos mais renomados na história da aviação brasileira.

EMB 400 Urupema: planador de competição foi a primeira aeronave fabricada pela Embraer (Embraer)

Com formato elegante e esguio, o Urupema media 7,50 metros de comprimento por 15 m de envergadura e era classificado como um planador de alto rendimento. Ele podia alcançar velocidade máxima de 258 km/h e tinha uma razão de planeio de 36:1. O primeiro voo foi realizado em janeiro de 1968.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em 1969, três projetos do CTA – Bandeirante, Ipanema e Urupema – foram transferidos para a recém-criada Embraer. O EMB 400 Urupema foi o primeiro produto a sair da linha de produção e ser entregue pela fabricante de São José dos Campos (SP), em janeiro de 1971. Mais adiante, naquele mesmo ano, começaram as entregas do Ipanema, enquanto o Bandeirante estreou em abril de 1973.

Total
0
Shares
1 comments

Comments are closed.

Previous Post

Jato E195-E2 da Azul que varou pista no pouso na Bahia volta a fazer voos comerciais

Next Post

Boeing 767-300 da United teve fuselagem amassada após ‘pouso duro’ em Houston no mês passado

Related Posts
Total
0
Share