A aguardada entrega de caças Sukhoi Su-35S pelo Irã parece que está próxima de ocorrer. Segundo Shahriar Heidari, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, as aeronaves deverão chegar ao país no final de março, quando começa o ano de 1402 no calendário persa.
A informação foi confirmada por Heidari à agência de noticias Tasmin, que também citou a entrega de sistemas de defesa aérea, mísseis e helicópteros, parte de um extenso acordo com a Rússia.
Os dois países tem enfretado sanções comerciais do Ocidente e desde então ampliaram a cooperação econômica, técnica e militar. Um exemplo disso é o fornecimento de drones Shahed da empresa iraniana HESA, que estão sendo usados pela Rússia para destruir a infraestrutura de energia da Ucrânia.
A entrega de caças Su-35S é comentada há anos, mas até hoje não se concretizou. Espera-se que a Força Aérea República Islâmica do Irã (IRIAF) conte com 24 aeronaves, parte delas originalmente fabricadas para o Egito, que desistiu do acordo.
O Su-35S é uma variante atualizada do Su-27 ‘Flanker’. Ele conta com melhorias como radar AESA (active electronically scanned array) Irbis-E, sistema IRST (Infra-Red Search and Track) e sistema de bloqueio de radar Khibiny.
A aeronave pode ser armada com vários mísseis avançados como o R-37M, de longo alcance.
Os caças deverão ser baseados em Isfahan, uma cidade no centro do Irã, onde está a Tactical Air Base (TAB) 8.
A IRIAF não recebe caças novos desde os anos 90, quando a Rússia enviou os MiG-29 para o Irã. Os 19 caças russos dividem espaço com uma variedade de aeronaves de combate que incluem o também russo Su-24, o chinês F-7, o francês Mirage F-1 e os antigos F-4, F-5 e F-14 entregues pelos EUA antes da Revolução Islâmica, em 1979.