A Iran Air será o principal alvo das sanções que os Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido planejam aplicar contra o Irã, segundo a BBC.
Em visita a Londres, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, disse que os russos foram treinados pelos iranianos para usarem os mísseis balísticos fornecidos pelo governo de Teerã na Guerra da Ucrânia.
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Não há previsão do início das novas sanções, mas o governo do Reino Unido anunciou que suspenderá o acordo bilateral de voos entre os dois países, com Alemanha e França seguindo a decisão inglesa.
Como os acordos bilaterais envolvem a reciprocidade, há a hipótese que o governo de Teerã revogue a permissão das empresas alemãs, francesas e inglesas de pousarem ou sobrevoarem o Irã.
Nove destinos na Europa
Atualmente as únicas empresas da Europa Ocidental a operar no Irã são a Austrian Airlines, Pegasus Airlines e Turkish Airlines.
A Iran Air opera em nove cidades europeias: Colônia, Frankfurt, Hamburgo, Istambul, Londres, Milão, Paris, Roma e Viena usando os Airbus A330-200 – alguns destinados originalmente da Avianca Brasil.
Caso a malha europeia seja cancelada, as rotas internacionais da Iran Air ficariam restritas à Al-Najaf (Iraque), Baku, Beirute, Bombaim, Dubai, Karachi e Kuwait.
Caso haja reciprocidade, as empresas aéreas dos três países europeus não poderão sobrevoar o Irã, alterando as rotas que ligam a Europa com a Índia e o Sudeste Asiático.
Se as sanções ficarem restritas a estes países, as maiores beneficiárias serão as empresas do Oriente Médio como a Turkish Airlines – a maior operadora estrangeira no Irã – e a própria Austrian Airlines.