Em sua longa caminhada de recuperação após fechar as portas durante a Guerra do Golfo, em 1991, a Iraqi Airways está próxima de receber seu primeiro Boeing 787-8.
A aeronave de matrícula YI-ATC foi vista nas instalações da Boeing nos EUA em testes finais na semana passada. Ele é um dos 10 aviões encomendados pelo governo do Iraque anos atrás, mas que apenas agora começarão a ser entregues.
O Dreamliner será o terceiro novo modelo a ser recebido pela Iraqi Airways desde o ano passado, quando o primeiro Airbus A220-300 foi entregue – a empresa já tem quatro deles em operação.
Semanas atrás foi a vez do primeiro Boeing 737 MAX 8, que já está em serviço desde 9 de março. O 787-8, por sua vez, deverá ser entregue nas próximas semanas.
Com uma frota bastante diversificada, que inclui jatos da família A320, o A330, 747, 767 e 777, a Iraqi Airways busca recuperar o status de companhia aérea segura, a fim de restabelecer voos para destinos de maior demanda como Londres, Paris e Nova York.
A transportadora estatal, no entanto, é barrada pela União Europeia, algo que tem esperança de reverter em breve. O investimento na renovação da frota faz parte do plano para obter a aprovação de autoridades de aviação civil dos EUA e Europa.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Fundada em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a Iraqi Airways iniciou seus serviços no ano seguinte. Durante décadas, a companhia aérea manteve uma frota de jatos ocidentais e também soviéticos como o Tupolev Tu-124.
Na década de 70, a empresa recebeu o Boeing 707 e o 747 (incluindo a versão 747SP), com os quais expandiu suas rotas internacionais, incluindo voos de Bagdá para o Rio de Janeiro.
Após a invasão ao Kuwait, promovida por Saddam Hussein, a Iraqi acabou encerrando operações e proibida de voltar a voar por muitos anos. O retorno da companhia aérea ocorreu apenas em 2005, mas a retomada da sua malha aérea tem sido bastante lenta.