O canhão de laser israelense pode abater um drone a 2 km de distância (Rafael Systems)
O cenário de guerra atual está ganhando ares de “Star Wars”. A Rafael Systems, uma das principais fabricantes de material bélico de Israel, apresentou na última semana, durante a exposição de material militar ADEX, na Coreia do Sul, um canhão de laser para abater drones.
A arma, que a empresa chamou de “Iron Beam” (“Viga de Ferro”), é portátil e pode ser transportada em containers acoplada em veículos. O canhão e o radar de busca formam uma peça única, o que segundo o fabricante facilita a operação em regiões com pouca ou nenhuma estrutura de apoio.
O equipamento pode abater um drone voando a até 2 km de distância. Como explica a Rafael Systems, após o drone ser localizado os sensores do Iron Beam direcionam o laser de alta energia para um ponto do tamanho de uma moeda no alvo, que ao ser atingido é incendiado.
Em entrevista ao site Jane’s 360, o porta-voz da empresa israelense revelou que o equipamento ainda está sendo testado, mas que os primeiros resultados já foram “muito bons”. A tecnologia, que também possui uma versão para atacar objetivos no solo, ainda não tem data para entrar em operação, informou a Rafael.
Além da precisão do laser para atingir um drone, que são aeronaves bem menores, o canhão de laser tem “munição” infinita, uma vez que precisa apenas de energia elétrica para funcionar.
Veja mais: Empresa alemã lança aparelho detector de drones bisbilhoteiros
A tradução mais apropriada para “iron beam” seria “raio de ferro” uma vez que beam pode ser também raio ou facho ou feixe de luz.