O Ministério da Defesa de Israel anunciou nesta quinta-feira, 7, um acordo com a Boeing para adquirir 25 caças F-15IA (EX) além da oção para mais 25 aeronaves.
Parte de um pacote mais amplo, a venda tem valor estimado de US$ 5,2 bilhões e já haviam sido aprovadas pelo governo dos EUA.
As entregas dos F-15 deverão ter início a partir de 2031 com um ritmo anual de 4 a 6 aeronaves.
“A nova aeronave F-15IA será equipada com sistemas de armas de ponta, incluindo a integração de tecnologias israelenses de última geração. A aeronave atualizada contará com capacidades de alcance aprimoradas, maior capacidade de carga útil e melhor desempenho em vários cenários operacionais”, disse o Ministério da Defesa.
O F-15IA é baseado na nova geração do caça originalmente desenvolvido pela McDonnell Douglas para a Força Aérea dos EUA (USAF).
Eagle II
Chamado de Eagle II, o jato de combate supersônico possui uma série de atualizações, incluindo o sistema de guerra eletrônica Sistema de alerta e sobrevivência passivo/ativo Eagle, um cockpit digital, o novo computador de missão ADCP-II da Honeywell e comandos de voo totalmente eletrônicos (full fly-by-wire).
A aeronave ainda pode levar uma carga bélica de 24 mísseis. O F-15 também deve ser capaz de disparar novas armas hipersônicas.
A Força Aérea Israelense (IDF) também planeja adicionar um terceiro esquadrão de caças Lockheed Martin F-35A após requerimento no início do ano.
“O Ministério está executando uma estratégia abrangente para aprimorar as capacidades operacionais das IDF. Garantimos acordos de aquisição no valor de quase US$ 40 bilhões (aproximadamente NIS 150 bilhões) desde o início da guerra”, disse o Diretor Geral do ministério, Maj. Gen. Eyal Zamir.