A ITA Airways e a Airbus assinaram um acordo nesta quarta-feira (1) para uma encomenda firme de 28 aeronaves. A nova companhia aérea de bandeira da Itália irá receber sete A220, 11 A320neo e 10 A330neo, mas sem revelar quais as variantes escolhidas.
As duas empresas também não divulgaram quando as entregas serão iniciadas. O pedido confirma o Memorando de Entendimento assinado em setembro, dias antes de a ITA iniciar operações no lugar da Alitalia.
As ilustrações divulgadas, no entanto, sugerem que a ITA optou pelo A220-100, A320neo e A330-900neo, mas o acordo pode envolver outras versões.
“Hoje a parceria estratégica com a Airbus dá um passo importante com a finalização do pedido que anunciamos em setembro passado. Além deste acordo, surgiram possibilidades de colaboração, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico no setor da aviação e digitalização, onde a Airbus é líder de mercado. Tudo isso faz parte das ações para atingir nossos objetivos de sustentabilidade ambiental ”, disse Alfredo Altavilla, Presidente Executivo da ITA Airways.
“Estamos muito orgulhosos da parceria com a ITA Airways na construção de seu futuro de longo prazo com as aeronaves Airbus mais eficientes e de última tecnologia. Este acordo apoia os objetivos de negócios da ITA Airways de desenvolver sua rede na Europa e internacionalmente da forma mais sustentável”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial da Airbus e Diretor da Airbus International.
A Airbus e a ITA também confirmaram a intenção de contar com o A350 por meio de leasing, complementando a frota com uma aeronave de longo curso e maior capacidade.
Frota remanescente da Alitalia
Desde o dia 15 de outubro, quando iniciou sua operação, a ITA tem dependendido da frota remanescente da Alitalia. Atualmente são 52 aviões, sendo 18 A319, 27 A320 e sete A330-200.