Foram ao menos dois anos entre os primeiros rumores de interesse e a efetivação da aquisição de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ocorrida neste sábado, 18 de janeiro.
Desde então, a companhia aérea italiana, que sucedeu a problemática Alitalia em outubro de 2021, passou a fazer parte do grupo alemão, que reúne empresas aéreas como a Swiss, Austrian Airlines e a Brussels Airlines.
O controle da ITA permanece nas mãos do Ministério da Economia e Finanças da Itália, mas no futuro a Lufthansa deverá adquirir essa participação também. Por ora, a empresa pagou 325 milhões de euros para trazer a companhia aérea para sua operação.
“Estamos orgulhosos de finalmente receber a ITA Airways no Grupo Lufthansa. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para isso, especialmente em Roma, Bruxelas, Berlim e Frankfurt. A equipe da ITA Airways escreveu uma história de sucesso impressionante nos últimos anos e, com grande energia, paixão e expertise, construiu uma companhia aérea que já é o orgulho de uma nação inteira”, disse Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa.
O acordo é o fim de um longo processo que começou ainda com a Alitalia sendo resgatada novamente pelo governo italiano após privatizações mal sucedidas.
Endividada, a empresa aérea foi colocada à venda, mas os potenciais compradores não queriam assumir o enorme passivo de anos de má gestão.
A saída foi criar uma nova companhia aérea, a ITA, e repassar apenas a parte saudável do negócio. Em seguida, colocá-la à venda no mercado, o que atraiu grupos como Air France-KLM, a operadora de navios MSC e o fundo Certares.
No entanto, prevaleceu a oferta da Lufthansa, oficializada em maio de 2023, porém, dependente de aprovações de reguladores.
No meio do caminho, a divulgação dos resultados negativos da ITA quase jogou o acordo por terra já que a empresa alemã sugeriu pagar menos ao governo, porém, os termos foram mantidos no final do ano passado.
5ª maior companhia aérea do grupo
Nas mãos da Lufthansa, a ITA Airways passa a ser a 5ª maior companhia aérea do grupo e o Aaeroporto Fiumicino, de Roma, seu 6º hub, já que a Itália é seu segundo mercado internacional mais importante, atrás apenas dos Estados Unidos.
Nas próximas semanas, os programas de milhagem serão integrados e em seguida os passageiros passarão a usufruir de amenidades como lounges em aeroportos, além da entrada da ITA Aiways na Star Alliance.
O alemão Joerg Eberhart passa a ser o novo CEO da ITA Airways, além de ser membro do conselho de administração da empresa aérea.
A ITA Airways tem atualmente uma frota de 99 aeronaves, sendo seis widebodies Airbus A350-900, 12 A330-900 e cinco A330-200, além de 21 A220 (10 A220-100 e 11 A220-300), dez A319, 19 A320ceo, 19 A320neo e sete A321neo.
A empresa aérea voa para 69 destinos e transportou 18 milhões de passageiros em 2024. No Brasil, há voos de Roma para São Paulo e Rio de Janeiro.