ITA Airways passa a fazer parte da Lufthansa

Acordo com governo italiano surgiu em maio de 2023 mas só concluído em 18 de janeiro
Jato da ITA Airways ao lado de aeronaves do Grupo Lufthansa
Jato da ITA Airways ao lado de aeronaves do Grupo Lufthansa (Lufthansa)

Foram ao menos dois anos entre os primeiros rumores de interesse e a efetivação da aquisição de 41% da ITA Airways pela Lufthansa, ocorrida neste sábado, 18 de janeiro.

Desde então, a companhia aérea italiana, que sucedeu a problemática Alitalia em outubro de 2021, passou a fazer parte do grupo alemão, que reúne empresas aéreas como a Swiss, Austrian Airlines e a Brussels Airlines.

O controle da ITA permanece nas mãos do Ministério da Economia e Finanças da Itália, mas no futuro a Lufthansa deverá adquirir essa participação também. Por ora, a empresa pagou 325 milhões de euros para trazer a companhia aérea para sua operação.

“Estamos orgulhosos de finalmente receber a ITA Airways no Grupo Lufthansa. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para isso, especialmente em Roma, Bruxelas, Berlim e Frankfurt. A equipe da ITA Airways escreveu uma história de sucesso impressionante nos últimos anos e, com grande energia, paixão e expertise, construiu uma companhia aérea que já é o orgulho de uma nação inteira”, disse Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa.

O acordo é o fim de um longo processo que começou ainda com a Alitalia sendo resgatada novamente pelo governo italiano após privatizações mal sucedidas.

A321neo da ITA Airways (Airbus)

Endividada, a empresa aérea foi colocada à venda, mas os potenciais compradores não queriam assumir o enorme passivo de anos de má gestão.

A saída foi criar uma nova companhia aérea, a ITA, e repassar apenas a parte saudável do negócio. Em seguida, colocá-la à venda no mercado, o que atraiu grupos como Air France-KLM, a operadora de navios MSC e o fundo Certares.

No entanto, prevaleceu a oferta da Lufthansa, oficializada em maio de 2023, porém, dependente de aprovações de reguladores.

No meio do caminho, a divulgação dos resultados negativos da ITA quase jogou o acordo por terra já que a empresa alemã sugeriu pagar menos ao governo, porém, os termos foram mantidos no final do ano passado.

5ª maior companhia aérea do grupo

Nas mãos da Lufthansa, a ITA Airways passa a ser a 5ª maior companhia aérea do grupo e o Aaeroporto Fiumicino, de Roma, seu 6º hub, já que a Itália é seu segundo mercado internacional mais importante, atrás apenas dos Estados Unidos.

Nas próximas semanas, os programas de milhagem serão integrados e em seguida os passageiros passarão a usufruir de amenidades como lounges em aeroportos, além da entrada da ITA Aiways na Star Alliance.

Joerg Eberhart, novo CEO da ITA Airways (Lufthansa)

O alemão Joerg Eberhart passa a ser o novo CEO da ITA Airways, além de ser membro do conselho de administração da empresa aérea.

A ITA Airways tem atualmente uma frota de 99 aeronaves, sendo seis widebodies Airbus A350-900, 12 A330-900 e cinco A330-200, além de 21 A220 (10 A220-100 e 11 A220-300), dez A319, 19 A320ceo, 19 A320neo e sete A321neo.

A empresa aérea voa para 69 destinos e transportou 18 milhões de  passageiros em 2024. No Brasil, há voos de Roma para São Paulo e Rio de Janeiro.

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