A ITA Airways revelou nesta quarta-feira, 4, seu primeiro Airbus A320neo, aeronave que deve ser a base de sua frota de corredor único. O jato, ainda sem registro definitivo, acabou de receber a pintura da transportadora italiana em Shannon, na Irlanda.
O primeiro A320neo é uma aeronave nova, número de série 11261, e que realizou seu voo inaugural em 2 de dezembro. Originalmente, o Airbus seria entregue à companhia aérea russa S7 Airlines, mas que foi impedida de recebê-lo por conta das sanções contra o país após a invasão à Ucrânia.
A proprietária do jato, a Avolon, chegou a negociá-lo com a indiana Jet Airways, mas acabou o repassando à ITA em um contrato de leasing.
Como tem sido tradicional, a ITA Airways batizou o A320neo com o nome de um jogador de futebol, Giacinto Facchetti, lateral e capitão da seleção italiana entre as décadas de 1960 e 1970.
Segundo a empresa aérea, a aeronave entrará em serviço no final de janeiro, proporcionando uma economia de combustível de 20% se comparado aos antigos A320 hoje em operação. A ITA tem ainda uma encomenda junto à Airbus para receber 11 A320neos, além de sete A220 e 10 A330-900.
Em operação desde outubro de 2021, a ITA Airways assumiu o lugar da Alitalia como empresa aérea de bandeira da Itália. No entanto, o governo tenta privatizá-la desde o ano passado. A candidata mais provável a controlá-la é a Lufthansa, que deve adquirir 40% do seu capital acionário.