A ITA Airways fechou uma parceria com a German Airways para o wet lease (aluguel que inclui a operação da aeronave) de dois jatos Embraer E190.
Os dois aviões regionais serão utilizados em voos diretos a partir de Milão (Linate) para Genebra, Luxemburgo e o Aeroporto London City.
A estratégia busca antecipar o atendimento dessas rotas com aeronaves de menor capacidade e que hoje não existem na frota da ITA Airways – seu menor avião é o A319.
Os E190 serão operados pela German Airways e terão a inscrição “Operated by ITA Airways” na fuselagem. A cabine, no entanto será configurada com as classes de serviço Superior and Economy, seguindo especificações da companhia aérea italiana.
Os voos terão início em 28 de março e se estenderão até a chegada dos primeiros Airbus A220-100, encomendados pela ITA Airways. A companhia aérea incluiu sete aeronaves do tipo em seu pedido de 28 jatos para a fabricante europeia.
A Alitalia, antecessora da ITA Airways, possuiu uma frota de E-Jets da Embraer, mantida pela subsidiária Alitalia Cityliner. A companhia aérea teve 15 E175 e cinco E190 em serviço até outubro de 2021, quando encerrou sua operação.