Itália pode se tornar cliente do maior avião do Brasil

Em viagem a Itália, presidente Dilma Roussef revela interesse do país no jato Embraer KC-390
O primeiro voo do KC-390 foi realizado no dia 3 de fevereiro de 2015 (Embraer)
O primeiro voo do KC-390 foi realizado no dia 3 de fevereiro de 2015 (Embraer)
O Embraer KC-390 pode carregar até 23 toneladas (Foto - Embraer)
O Embraer KC-390 pode carregar até 23 toneladas (Foto – Embraer)

A presidente Dilma Roussef e sua equipe podem ter conseguido mais um do cliente para o Embraer KC-390, o maior avião desenvolvido no Brasil. Em entrevista coletiva após visita ao Pavilhão Brasil, na Expo Milão 2015, a parlamentar revelou que a Itália demonstrou interesse em comprar o novo jato brasileiro, que está na fase final do projeto.

“É um grande avião de carga que vai substituir os Hércules, fabricados pelos Estados Unidos. Além de ser um avião de transporte de carga pesada, é um jato, o que modifica as oportunidades de transporte que ele tem”, afirmou a presidente, segundo o Blog do Planalto.

Detalhes sobre a negociação, assim como informações sobre o pedido italiano pelas aeronaves, ainda não foram divulgados.

O KC-390 realizou o primeiro voo experimental em fevereiro deste ano e a entrega da primeira unidade a Força Aérea Brasileira (FAB) está prevista para o segundo semestre de 2016. Além da FAB, a aeronave também será empregada pelas forças armadas da Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

Brasil e Itália, voando juntos

Não fosse pelo apoio da Itália, talvez a Embraer não teria a proporção e prestígio que tem atualmente. Na década de 1970, a a fabricante brasileira produziu sob licença o jato de treinamento EMB-326, o Xavante, que era um projeto original da Aermacchi. Esse modelo foi a primeira aeronave com motor a jato produzido no Brasil e serviu de aprendizado para o desenvolvimento de outros projetos.

O Xavante foi o primeiro avião a jato fabricado no Brasil (Foto - FAB)
O Xavante foi o primeiro avião a jato fabricado no Brasil (Foto – FAB)

A parceria entre os dois países voltaria a se repetir nos anos 1980, quando foi iniciado o desenvolvimento conjunto do avião de ataque AMX, desta com a Aeritalia.

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O AMX foi desenvolvido em conjunto pela Embraer e a Aeritalia (Foto - FAB)
O AMX foi desenvolvido em conjunto pela Embraer e a Aeritalia (Foto – FAB)

O Xavante está praticamente aposentado, servindo apenas em esporádicas missões de testes e avaliação de equipamentos. Já o AMX segue na linha frente e recentemente passou por um programa de modernização, recebendo sistemas atualizadas e novas opções de armamentos.

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