A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) realizou nesta terça-feira (16) o primeiro voo a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A empresa estreante no mercado brasileiro obteve 12 slots diários no terminal aéreo mais disputado do mercado, mas irá operar por enquanto em apenas uma rota, para o Galeão, no Rio de Janeiro.
O voo de estreia decolou da capital paulista às 8h, mas antes recebeu o tradicional batismo do Corpo de Bombeiros. A rota é operada com o jato Airbus A320, com 162 assentos.
“Estrear em Congonhas, um dos principais aeroportos do País, é uma conquista muito importante para nós. É mais uma oportunidade de mostrar aos clientes do transporte aéreo doméstico que a Itapemirim veio para fazer história com um produto diferenciado e mais conforto a bordo para todos os passageiros”, afirmou o diretor executivo da ITA, Adalberto Bogsan.
A ITA deverá utilizar os demais slots (cinco decolagens e cinco pousos) para atender cidades como Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Porto Seguro (BA), mas ainda não anunciou quando essas rotas serão lançadas.
A empresa pretende operar na ponte aérea Rio-São Paulo e para isso receberá três jatos A319 com 124 lugares – o primeiro deles pousou no Brasil na semana passada.
Apesar de ampliar sua malha desde a estreia no final de junho, não se sabe ao certo qual a demanda real de passageiros atendida pela ITA, isso porque a companhia aérea não tem compartilhado os dados operacionais com a ANAC.
Por conta disso, a empresa foi autuada pela agência em outubro. Segundo a ANAC, o “envio dos referidos dados devidamente criticados e consistidos deve ser realizado até o dia 10 do mês subsequente ao mês de referência obrigatoriamente por meio do Sistema de Envio dos Dados Estatísticos de Voos – DataVoo”.
O único mês em que a Itapemirim disponibilizou suas informações foi julho, quando transportou pouco mais de 19 mil passageiros pagantes.