A Japan Air Lines (JAL) deverá se tornar a nova cliente do 737 MAX 10, maior variante do jato de corredor único da Boeing. Segundo fontes da Reuters, a transportadora japonesa está perto de anunciar um pedido de mais de 20 aeronaves da família MAX.
Embora não revele detalhes, a encomenda deve ser dominada pelo modelo MAX 8, mas com alguns MAX 10, para 230 assentos, incluídos. A aeronave, no entanto, está com a certificação atrasada e só deve entrar em serviço em 2024.
A JAL é uma tradicional cliente da Boeing, tendo operado a maior frota de 747 de passageiros da história. Atualmente a empresa aérea possui 43 737-800 com média de idade de 13 anos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Há outros 13 737-800 com a subsidiária Japan Transocean Air, mas a principal aeronave da frota é o Boeing 787, com 47 jatos.
O potencial acordo com a Boeing ocorrerá em um momento em que os dois parceiros buscam se reaproximar após a JAL encomendar o A350, da Airbus.
Frota de aviões regionais
Devido às características do mercado de aviação japonês, a Japan Air Lines não possui uma grande frota de aeronaves de pequeno porte. Suas subsidiárias regionais, a J-Air, Japan Air Commuter e Hokkaido Air System, possuem turboélices ATR e jatos Embraer, no entanto.
A JAL pretendia contar com o SpaceJet, da Mitsubishi, que substituiria parte desses aviões, mas o projeto foi encerrado neste ano. Como compensação, a companhia aérea irá receber uma indenização de 8 bilhões de ienes, cerca de R$ 300 milhões.