A Japan Airlines (JAL) anunciou o retorno das operações puramente cargueiras na empresa em 2024, a princípio com três Boeing 767-300F para operações na Ásia.
Não há informações se os aviões virão de outros operadores ou provenientes da própria JAL, que possui 27 unidades do modelo, com idades que variam entre 21 e 12 anos.
É o retorno da operação puramente cargueira da JAL desde 2011, quando devolveu os Boeing 747-400F e 767-300F como parte da reestruturação do grupo após a concordata de 2010. No passado, a JAL era um dos grandes players do mercado aéreo de carga aérea.
Desde então a JAL utilizava os porões das aeronaves de passageiro ou alugava espaço para serviços pontuais. No ano fiscal encerrado em 31 de março, a carga aérea gerou US$ 1,6 bilhão de receita, ou aproximadamente 20% do faturamento do JAL Group.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
É o segundo movimento cargueiro da JAL. Em janeiro de 2022, a companhia aérea havia anunciado que operará com três Airbus A321P2F através da subsidiária Spring Airlines Japan em rotas a partir do Aeroporto Internacional de Narita, em Tokyo. Os serviços serão operados por meio de um acordo com a transportadora de cargas Yamato Holdings.