A Japan Airlines confirmou expectativas do mercado e fechou um pedido de 21 jatos 737 MAX 8 com a Boeing. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (22) em Tóquio.
Os novos aviões de corredor único serão introduzidos a partir de 2026 e substituirão a atual frota de 737-800.
“Estamos muito satisfeitos em selecionar o Boeing 737-8, um membro da mais recente família 737 MAX, para substituir nossos Boeing 737-800, que compõem a maior proporção da frota do Grupo JAL”, disse Yuji Akasaka, presidente do JAL.
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“Estamos ansiosos para transportar nossos passageiros com o máximo de segurança e conforto e nos aproximar de nossas metas neutras em carbono para 2050, graças a uma combinação dessas aeronaves supereficientes, inovações operacionais e novas tecnologias de economia de combustível”.
O anúncio, no entanto, não incluiu a variante MAX 10, capaz de transportar até 230 passageiros. Segundo fontes da Reuters, o modelo faria parte do acordo, mas a JAL preferiu encomendar apenas o 737-8, versão mais popular da família.
“A integração do novo 737 MAX proporcionará à JAL maior eficiência em sua rede de curta distância, pois a companhia aérea continua a atualizar sua frota de classe mundial”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “A parceria com a JAL para introduzir o 737-8 em suas operações é o mais recente marco em nosso relacionamento de longa data.”
A Japan Airlines é uma tradicional cliente da Boeing, tendo uma frota numerosa de jatos 767, 777 e 787, além de ter sido no passado a maior operadora do 747 de passageiros.
No entanto, a transportadora acabou escolhendo o A350 para suas rotas de longo alcance, abrindo uma porta para que a Airbus pudesse buscar novos pedidos.
Ao menos por ora, a frota de médio alcance continuará sendo exclusiva da fabricante dos EUA.