A Japan Airlines confirmou a estreia do seu novo widebody A350-1000 para 24 de janeiro. A rota, já previamente anunciada, será entre Tóquio (Haneda) e Nova York (JFK).
A Airbus entregou o primeiro A350-1000 da JAL nesta quarta-feira, 13. Nos planos originais, a transportadora japonesa pretendia estrear a aeronave em novembro, mas depois empurrou a previsão para dezembro.
O primeiro A350-100 da Japan Airlines fez seu voo inaugural em outubro. Um segundo jato será entregue até 31 de março de 2024 e também será usado no voo Tóquio-Nova York.
Com a chegada da terceira aeronave, sem data prevista, a JAL colocará o A350-1000 no voo para Dallas-Fort Worth, no Texas.
A Japan Airlines tem um pedido firme de 13 A350-1000, que se juntarão aos 17 A350-900 anteriormente encomendados.
O jato bimotor de longa distância terá a tarefa de substituir o Boeing 777-300ER como principal aeronave da companhia aérea. É a primeira vez que a JAL terá um Airbus nessa posição após ser a maior operadora do Boeing 747 do mundo nos anos 80.
A Japan Airlines prepara também a estreia de uma nova cabine de passageiros com quatro classes de serviço – First Class, Business Class, Economy Premium e Economy.
A despeito de assumir o lugar do 777-300ER, o A350-1000 terá menos assentos. Serão 239 lugares contra 244 assentos do Boeing.
A primeira classe perderá dois lugares, indo para seis assentos enquanto a classe executiva será expandida de 49 para 54 lugares. A Economy premium também ficará menor, com 24 assentos em vez de 40, compensada por um aumento de oito assentos na Economy (155 contra 147).