Produto lançado pela Embraer no fim de 2020, o Phenom 300MED recebeu o Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) das agências reguladoras de aviação civil dos EUA (FAA) e da Europa (EASA), informou a fabricante nesta quinta-feira (19). O primeiro cliente da aeronave será a Grandview Aviation, empresa estadunidense de fretamento de voos.
A nova variante do jato executivo leve Phenom 300 é configurada para operar voos de transporte aeromédico (MEDEVAC). O STC que homologou as modificações na aeronave foi implementado pelo Centro de Serviços da Embraer em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos.
“É uma satisfação anunciarmos a certificação do Phenom 300MED pela FAA e EASA”, disse Marsha Woelber, Vice-Presidente Global de Suporte ao Cliente da Aviação Executiva e Pós-Venda da Embraer Serviços & Suporte. “A solução MEDEVAC agrega valor a um produto líder de mercado, que é a série Phenom 300, combinando seus recursos exclusivos com uma solução médica abrangente.”
A cabine do Phenom 300 com recursos hospitalares foi desenvolvida e certificada pela umlaut, empresa do grupo Accenture, utilizando equipamentos da Aerolite, especialista em design, engenharia, produção e instalação de interiores aeromédicos.
De acordo com a Embraer, a Aerolite projetou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especificamente para o Phenom 300MED. A umlaut, por sua vez, realizou testes de evacuação de emergência para garantir que dois pacientes totalmente incapacitados pudessem ser retirados da aeronave de acordo com os requisitos de certificação.
As alternativas de configuração para o Phenom 300MED incluem uma ou duas macas, capacidade para transportar uma incubadora para bebês prematuros e equipamentos médicos adicionais. A aeronave também possui acabamento interno de nível hospitalar e a cabine pode ser ajustada em menos de cinco horas para atender às necessidades dos profissionais de saúde e pacientes.
Outro vantagem do Phenom 300MED, como destaca a Embraer, é a altitude de cabine de 6.600 pés (2.011 metros), que fornece mais oxigênio no interior do avião. “Esse recurso equivale a uma experiência de voo mais saudável, essencial para a equipe médica e para o atendimento ao paciente”, diz a fabricante.
A solução MEDEVAC pode ser aplicada em aeronaves novas e em serviço. A conversão do Phenom 300MED é executada exclusivamente pela rede de Serviços e Suporte da Embraer.